Sismo de 5,7 na escala de Richter em São Miguel
A Proteção Civil dos Açores encontra-se no terreno, com os bombeiros locais, a averiguar se o sismo registado hoje provocou danos humanos e materiais, não tendo ainda registo de ocorrências, disse à agência Lusa fonte daquele serviço.
Em declarações à Lusa, fonte do Serviço Regional de Proteção Civil afirmou que o sismo, ocorrido às 06:25 locais (07:25 em Lisboa) teve a intensidade 6 na escala de Richter e epicentro a 60 quilómetros de São Miguel e Santa Maria.
Contudo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em comunicado publicado na sua página na Internet, o sismo teve magnitude 5,7 na escala de Richter e foi registado 30 quilómetros a norte/noroeste dos Ilhéus da Formigas, ao largo de São Miguel.
"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) concelho da Povoação, ilha de S. Miguel e intensidade III na ilha Terceira", adianta o IPMA.
A fonte do Serviço Regional de Proteção Civil adiantou à Lusa que o sismo foi bem sentido pela população de São Miguel.
"Sentiu-se, sentiu-se!" relatou a fonte.
A Proteção Civil está a averiguar com os bombeiros se há danos materiais, não havendo até ao momento registo de vítimas ou danos materiais.
Fonte dos bombeiros da localidade de Povoação disse à Lusa que "não foram registados danos", que "não receberam ainda telefonemas de alerta", até porque "a população já está habituada" à atividade sísmica.