"Faço o filme com uma condição: a cabeça fica na caixa. Escreva-o no contrato." Estas palavras de bastidores são de Brad Pitt e referem-se ao principal elemento de um dos finais mais perturbadores e icónicos do cinema americano. O final de Seven - 7 Pecados Mortais e a famosa caixa de papelão com a cabeça de Gwyneth Paltrow dentro, que permanece como um mito semelhante ao da cena do chuveiro de Psico, de Hitchcock: há quem jure a pés juntos que se vê, de facto, a cabeça da atriz, tal como em 1960 se "viu" Janet Leigh a ser esfaqueada no duche... Para que conste, ambas as imagens não existem. O erro de memória passa apenas por uma sugestão violenta, uma voltagem instantânea que mexe com a perceção dos espectadores, levados a ver mais do que lhes é oferecido ao olhar..Chocando pela primeira vez uma audiência a 15 de setembro de 1995, no Alice Tully Hall em Nova Iorque, Seven colocou David Fincher inesperadamente no mapa de Hollywood, depois de Andrew Kevin Walker ter andado com o seu argumento original a bater a todas as capelinhas. Realizadores como David Cronenberg e Guillermo del Toro recusaram a empreitada, desagradados com a excessiva carga sombria da história. A saber, um macabro conto contemporâneo em que dois detetives seguem as pistas de um serial killer movido pelos sete pecados mortais..YouTubeyoutubeSpKbZ_3zlb0.Se o referido momento "what's in the box?" foi a condição de contrato imposta por Brad Pitt para aceitar o papel do detetive inexperiente David Mills - ao lado do velho William Somerset de Morgan Freeman -, tal aconteceu porque não era essa versão escabrosa que estava no plano inicial dos estúdios New Line Cinema, empenhados em suavizar o choque ou mesmo dar um desfecho feliz. Agradeça-se então ao acaso, que fez que Fincher recebesse, por engano, o final que constava na primeira versão do argumento de Walker. O realizador quis filmá-lo assim, sem cedências..Com um orçamento de 33 milhões de dólares, Seven arrecadou 327 milhões em todo o mundo, tornando-se o sétimo filme mais rentável de 1995. Sete foi, portanto, o número da sorte de David Fincher, na altura apenas com videoclipes e Alien 3 - A Desforra no currículo. Morgan Freeman, carregado de carisma, tinha ainda colada à pele a imagem do motorista de Miss Daisy, e Brad Pitt quis para si qualquer coisa mais áspera do que o anterior Lendas de Paixão. Diga-se de passagem, essa aspereza acabou por fazer parte da própria rodagem, já que Pitt se lesionou seriamente durante a cena de perseguição à chuva, embatendo num para-brisas... Daí o braço engessado que se vê no filme: o acidente acabou por ser incorporado na história..Aos dois ilustres detetives soma-se ainda o talento aterrador do agora proscrito Kevin Spacey, no papel do assassino John Doe. Para tornar o instante da revelação da identidade mais forte - e é outra das cenas impactantes de Seven -, o ator pediu para que o seu nome fosse retirado dos créditos iniciais, porque isso tornaria demasiado óbvio que seria ele a figura maligna, sobretudo no mesmo ano da sua interpretação em Os Suspeitos do Costume. A vontade foi-lhe feita, e ninguém se esquece do momento em que o fleumático psicopata se apresenta na esquadra com a camisa pintada de sangue....Por falar em créditos iniciais, também o genérico de Seven é tido como um objeto artístico com vida própria, na mesma medida que o eram os genéricos de Saul Bass. Quem o assinou foi o designer Kyle Cooper, chamado à última hora para "encher" a sequência de abertura devido a uma projeção antecipada do filme. E fê-lo com um grafismo sinistro que mistura retalhos dos cadernos de John Doe com a banda sonora de Nine Inch Nails - de resto, um trabalho muito elogiado e visto como uma revalorização dessa componente algo esquecida na identidade das obras cinematográficas, o genérico..YouTubeyoutube-BJkDyCdw0c.Visualmente lúgubre, com uma atmosfera chuvosa a sublinhar a depressão urbana e uma investigação tão clássica quanto desconcertante, 25 anos depois Seven continua a ser um dos mais notáveis thrillers modernos. Um verdadeiro tratado de sofisticação dentro do cinema de género, que se firma em espantosas interpretações e um absoluto sentido de violência subterrânea, meditada até aos ossos. Após o grande e imprevisível sucesso, ainda correram rumores de que se faria uma sequela com o detetive David Mills internado num hospital psiquiátrico. Fincher declinou redondamente a hipótese: "Estaria menos interessado nisso do que em enfiarem-me cigarros nos olhos."