Santo António é o melhor dos hospitais centrais

Évora, Barcelos, Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e Unidade Local do Litoral Alentejano foram os restantes vencedores no primeiro top 5 da IASIST.
Publicado a
Atualizado a

O primeiro top 5 distinguiu o Centro Hospitalar do Porto pelo seu desempenho global em termos clínicos e económicos no grupo dos maiores hospitais. O ranking, que avalia aspetos clínicos e financeiros, teve o apoio do Ministério da Saúde e foi patrocinado pela indústria farmacêutica.

Aspetos como a mortalidade, complicações, demora do internamento ou custos por doente foram determinantes para estes resultados. Também o desempenho por médico e os reinternamentos contribuíram para o score.

Este ranking "avalia os hospitais com base nos resultados obtidos para os doentes, que são o mais importante para eles e para as suas famílias", refere o diretor-geral da IASIST em Portugal, Manuel Delgado.A finalidade é distinguir os que têm os melhores resultados.

No grupo E, que junta os seis hospitais de maiores dimensões e mais diferenciados do País, foram nomeados três: o Centro Hospitalar do Porto, São João e Lisboa Central (onde está São José e a MAC, entre outras). E ao contrário do que é habitual não foi São João a vencer, mas o centro que junta o Santo António, Maternidade Júlio Dinis e Hospital Pedro Hispano.

Dos 41 hospitais analisados, a totalidade, houve autorização de divulgação dos resultados, mas apenas dos lugares cimeiros e dos nomeados. No entanto, todas as unidades vão receber um relatório completo com os pontos fracos e com os aspetos a melhorar.

O trabalho, que demorou cerca de um ano, foi realizado pela multinacional de origem espanhola IASIST, que faz estudos de "benchmarking" para organizações de saúde e que realizou uma avaliação global que tem em conta unidades do SNS, mesmo as parcerias público privadas.

De fora ficaram listagens por serviços ou especialidades, bem como uma avaliação dos hospitais especializados, como os oncológicos e psiquiátricos, e os hospitais privados e do setor social.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt