Roma quer enviar polícia para a Tunísia para impedir imigração ilegal

O ministro do Interior italiano, Roberto Maroni, anunciou hoje, domingo, que vai pedir ao governo da Tunísia autorização para enviar polícia italiana para o país para tentar impedir a saída de milhares de imigrantes ilegais.
Publicado a
Atualizado a

"Vou pedir ao ministro dos Negócios Estrangeiros tunisino autorização para as nossas forças intervirem na Tunísia para bloquear o fluxo. O sistema tunisino está a desmoronar-se", disse Maroni ao telejornal da cadeia TG5. A Itália enfrenta nos últimos dias desembarques constantes de imigrantes ilegais tunisinos. Nos últimos cinco dias chegaram cerca de 5000 pessoas à ilha de Lampedusa, a menos de 150 quilómetros da costa da Tunísia.

Roberto Maroni, membro do partido anti-imigração e populista da Liga do Norte, criticou também a falta de uma ação europeia concertada. "A Europa não faz nada. Estou muito preocupado e pedi a intervenção urgente da UE porque o Magrebe está a explodir. Como de costume, deixaram-nos sozinhos. Uma intervenção da Europa é indispensável", disse.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt