Reino Unido atualiza lista de países seguros para viajar. Portugal pode estar em risco
Portugal pode sair da lista verde de destinos seguros do Reino Unido, o que obrigaria a uma quarentena de 10 dias no regresso ao país, de acordo com imprensa britânica. A decisão poderá ser conhecida durante esta quinta-feira.
Desde o dia 17 de maio que Portugal está nesta lista verde, que permite aos cidadãos britânicos fazerem férias no nosso país sem necessidade de se submeterem a um isolamento de duas semanas no regresso ao Reino Unido.
A situação de Portugal está agora a ser revista, de acordo com fontes oficiais citadas pelo The Guardian. O Governo britânico está a analisar a permanência do nosso país na lista verde de destinos turísticos seguros, tendo em conta o aumento no número de infeções em Portugal e de novas variantes do SARS-CoV-2, responsável pela covid-19, que estão a circular na Europa.
Já na quarta-feira, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou que não vai deixar de apertar as regras se os cientistas do Joint Biosecurity Centre (JBC), órgão que analisa os dados da pandemia e aconselha o governo britânico, considerarem que o risco aumentou nos países da lista verde.
"Não hesitaremos em retirar os países da lista verde para a lista amarela e para a lista vermelha, se for necessário", avisou Boris Johnson. Para o chefe do governo a prioridade é continuar com a campanha de vacinação e proteger os cidadãos britânicos. "Tem de se esperar para ver o que o JBC diz e quais são as recomendações sobre viagens", afirmou.
Refira-se que no Reino Unido está a funcionar um regime de semáforo, dividido em três cores consoante o risco que existe nos países de destino (verde, amarelo e vermelho).
Caso Portugal seja retirado da lista verde e passe para a lista amarela, os cidadãos britânicos podem continuar a ir de férias para o nosso país, mas vão ter de se sujeitar a regras mais apertadas de prevenção à covid-19, como um isolamento de 10 dias quando voltarem ao Reino Unido.
Atualmente, Portugal é um dos 12 países que está na lista verde de destinos turísticos seguros.