Raúl Meireles: o extravagante "papa-títulos" da seleção
Diz que é tímido e, quando lhe aparece um microfone ou uma câmara à frente, é mesmo essa a ideia de transmite. Mas o estilo extrovertido e exótico de Raúl Meireles dizem o contrário. A vasta barba a fazer lembrar António Variações, o penteado moicano e as inúmeras tatuagens que ostenta dizem o contrário. Quantas tatuagens? Meireles já perdeu a conta.
"Fiz a minha primeira tatuagem com a minha mulher, aos 18 anos. Um desenhor tribal. A partir daí, foi sempre a andar", recorda o médio, que assegura que, embora já não se lembre de todas, "cada uma tem um significado". A mais vistosa é um dragão nas costas, mas o futebolista tem também os braços "cobertos", tem duas caveiras a ocupar os peitorais e várias cruzes, estrelas e nomes tatuados no corpo, onde ainda há espaço para algo alusivo a uma eventual conquita no Mundial.
Sempre atento às últimas tendências (tem um enorme guarda-roupa que está constantemente a ser atualizado), Raúl Meireles e Ivone, pais de Lara (nove anos), já investiram em várias linhas de roupa, tendo criado uma loja em Ermesinde, frequentada por vários dos seus colegas futebolistas. Pedro Emanuel, Bruno Alves, João Moutinho e André Castro são os seus maiores companheiros no mundo do futebol.
Os números:
Aos 31 anos, Meireles surge como o mais experiente médio da seleção em atividade. Com 74 internacionalizações, Meireles só é superado por Deco (75) e Rui Costa (95) no setor intermediário, embora jogue mais recuado no terreno do que os dois números "10".
18 títulos - Raúl Meireles é o futebolista com mais títulos entre os 23 convocados. Destaca-se um "tetra" pelo FC Porto e uma Champions pelo Chelsea.
10 golos na seleção - Entre os médios que já representaram a seleção nacional, só Rui Costa (26) faturou mais vezes do que Raúl Meireles por Portugal.
36 milhões de euros - A verba que movimentou em apenas três épocas em transferências: 13 milhões para o FC Porto, 13 para o Liverpool e 10 para o Chelsea.
24 jogos na Turquia - Número de jogos efetuados pelo Fenerbahçe em 2013/14. Meireles não jogava tão pouco numa época desde 2005/06 (22 pelo FC Porto).