Querem 'delimitar' área de naturismo na praia da Estela
"Os vereadores do Partido Socialista na próxima reunião de Câmara vão exortar a autarquia a reunir com as Juntas de Freguesia da Estela, de Aguçadoura e com a Federação Portuguesa de Naturismo, no sentido de se chegar a uma solução de entendimento, para clarificar e delimitar a área da prática de naturismo", salientam em comunicado.
Os socialistas pretendem assim "a evitar a atual situação de confusão que tem dado origem a uma conflitualidade entre os frequentadores da praia - naturistas e não naturistas".
"Não pode a autarquia continuar a fingir que nada se passa e fugir à questão, devendo, pelo contrário encarar com a frontalidade e serenidade necessárias para a resolução do problema", salientam os vereadores.
Em conferência de imprensa no passado sábado, o vereador socialista no executivo camarário Renato Matos afirmou que na Praia da Estela, na Póvoa, "há um conjunto de pessoas que ao abrigo desta capa [nudismo] utilizam este espaço público, não classificado, para práticas sexuais".
O presidente da Federação Portuguesa de Naturismo (FPN) considerou hoje "um caso grave de desrespeito" pela legislação nacional as declarações do vereador socialista da Póvoa de Varzim sobre os naturistas frequentadores da Praia da Estela.
Foi em 2005 que esta praia poveira entrou na rota dos locais recomendados pela Federação Portuguesa de Naturistas (FPN) para a prática nudista, situação que sempre contou com a resistência da população local.