Pyongyang cria ciclovias para evitar acidentes com peões

Bicicletas estão a tornar-se um popular meio de transporte na capital da Coreia do Norte. A sua utilização aumentou 50% nos últimos anos.
Publicado a
Atualizado a

A Coreia do Norte construiu ciclovias nas principais artérias de Pyongyang num aparente esforço para reduzir o número de acidentes envolvendo peões, à medida que cada vez mais pessoas têm possibilidade de adquirir bicicletas para realizarem as suas deslocações diárias.

As bicicletas são um dispendioso mas popular meio de transporte neste país empobrecido e fechado onde a propriedade privada de um automóvel é muito rara, ainda que esteja a aumentar.

As bicicletas são usadas sobretudo por mulheres para transporte de bens para mercados informais, que são mais ou menos tolerados, e onde um dos serviços mais procurados, e um dos mais lucrativos, é a reparação de bicicletas.

O piso de cimento nas zonas centrais de Pyongyang foi substituído por faixas de piso próprio para bicicletas, delimitadas por linhas brancas e com imagens de bicicletas, de acordo com fotos a que a Reuters teve acesso.

Uma imagem do início do mês de julho mostra uma ciclovia recentemente construída junto do Hotel Ryugyong, de 105 andares, com as pedras do antigo pavimento ainda visíveis no chão junto à nova pista.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt