Prémio Revelação para a infância atribuído a três autoras

Cidália Maria Bicho, Palmira Silva Baptista e Vera de Vilhena venceram ex-aequo o Prémio de Revelação APE/Babel na categoria de literatura para a infância e juventude, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Publicado a
Atualizado a

A decisão foi tomada por unanimidade por um júri composto por Alice Vieira, Cristina Norton, Rui Cardoso Martins e presidido por José Correia Tavares, o qual decidiu não premiar ninguém na categoria de ficção narrativa por entender que os originais não preenchiam os requisitos mínimos do regulamento, disse à agência Lusa fonte da associação.

À categoria de literatura para a infância e juventude concorreram 23 autores. Este prémio reporta-se a 2009 e é o único da APE que não envolve qualquer recompensa monetária, garantindo apenas a publicação dos textos e o pagamento de direitos de autor.

"As Três Fortunas do Lobo Lobão e outros contos tradicionais", de Cidália Maria Lourenço Simão Ferreira Bicho (Loulé), "Carrossel de Sonhos, de Palmira Martins da Silva Baptista (Vila Nova de Gaia) e "Coisandês", de Vera Vilhena (Mafra), são os títulos premiados que a Babel, enquanto editora associada, irá publicar.

Além destes prémios, A APE atribui ainda os de Ensaio, Poesia e Romance e Novela.

Manuel Gusmão venceu o Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho" APE/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o livro "Tatuagem Palimpsesto -- da poesia em alguns poetas e poemas" (Assírio e Alvim). O galardão, no valor de 7.500 euros, foi entregue ao escritor em Abril.

O Grande Prémio de Poesia, patrocinado pelos Correios de Portugal (CTT), contemplou este ano Pedro Tamen, pela obra "O Livro do Sapateiro" (D. Quixote). No valor de 5.000 euros, não há ainda data marcada para a entrega deste prémio, segundo a APE.

Por atribuir está o prémio Romance e Novela APE/Ministério da Cultura, no valor de 15.000 euros, e que, segundo a associação, não deverá ser conhecido antes de finais de Junho.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt