Portugal tem 13 776 táxis e mil licenças por ocupar

Observatório dos Mercados da Mobilidade, Preços e Estratégias Empresariais fez levantamento estatístico do número de táxis existentes. Só Lisboa tem um quarto dos táxis
Publicado a
Atualizado a

Em Portugal, circulavam 13 776 táxis, em agosto de 2016. Mas podiam ser 14 857 se todas as licenças estivessem ocupadas. Ao longo da última década, o número de táxis tem sido, no entanto, estável, revela um estudo revelado esta quarta-feira, feito pelo Observatório dos Mercados da Mobilidade, Preços e Estratégias Empresariais, da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Só o concelho de Lisboa tem um quarto dos táxis registados. Uma distribuição ditada pela população residente e a procura do turismo, dois indicadores que cresceram no sentido inverso - a população a descer e o turismo a aumentar - na última década, destaca o relatório. "Tem sido pelo efeito destas alterações que, face a 2006, em Portugal, o número de táxis por mil habitantes aumentou de 1,30 para 1,33, tendo, por outro lado, o número de táxis por mil dormidas em estabelecimentos hoteleiros caído de 0,36 para 0,26", pode ler-se no documento agora apresentado e disponível num microsite.

Estes dados estatísticos permitem, segundo a AMT, "uma reflexão sobre o enquadramento legislativo e regulatório do transporte de passageiros em veículos ligeiros, nomeadamente no que se refere ao regime de contingentação dos serviços de transporte em táxi". Atualmente, a maioria dos municípios (77%) definem os contingentes com âmbito infra concelhio, por exemplo, ao nível das freguesias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt