Portugal de volta à Fórmula 1 da vela com equipa e regata em Lisboa
Já existe mas ainda não tem nome - porque falta ainda formalizar o principal patrocinador. "Portuguese team" é como a equipa é oficialmente tratada, por ora. O barco também já existe, está no Dubai, onde foi construído.
Competição: Extreme Sailing Series. A par com os barcos da Americas Cup, estamos perante a Fórmula 1 da vela in shore (costeira). São catamarãs de 32 pés (9,7 metros) capazes de velocidades alucinantes para um barco à vela (no limite, 40 nós, ou seja, cerca de 74 quilómetros). Está prestes a iniciar-se mais um circuito mundial e há duas novidades: haverá uma equipa portuguesa a concorrer; e o circuito voltará a passar por Portugal - desta vez não no Douro, entre as ribeiras do Porto e de Gaia, mas em Lisboa, no Tejo, na zona de Belém-Pedrouços, a mesma que em junho do ano passado serviu de campo de regatas para a frota da Volvo Ocean Race.
[youtube:IHVaF_ws2ZQ#t=22]
Diogo Cayolla, 41 anos, velejador já com um largo currículo internacional e nacional (representou Portugal em três edições dos Jogos Olímpicos: Atlanta"96, Sydney 2000 e Atenas 2004) vai ser o skipper da equipa portuguesa.
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.