Polémica familiar na Frente Nacional de Le Pen

Está instalada a polémica familiar na Frente Nacional. Depois de um comentário antissemita de Jean-Marie Le Pen ter criado algum embaraço na filha, atual líder do partido francês, e de esta se ter demonstrado descontente (considerou "um erro político"), o pai resolveu responder à insatisfação de Marine Le Pen: "Acredito se há um erro político, é daqueles que se alinharam com o pensamento único de quererem parecer-se com os outros partidos políticos."
Publicado a
Atualizado a

Em causa está um vídeo, que esteve publicado no site da Frente Nacional, no qual Jean-Marie Le Pen, de 85 anos, reagia às críticas de algumas figuras públicas contra o partido, como por exemplo: a cantora Madonna, o comediante Guy Bedos, o antigo tenista Yannick Noah e o cantor Patrick Bruel (que é judeu). "Para a próxima fazemos uma fornada", disse o fundador e presidente honorário da Frente Nacional.

As declarações provocaram indignação um pouco por toda a França e a própria filha - a quem Le Pen passou a liderança do partido há três anos - considerou um "erro político" e que a Frente Nacional poderia sofrer as consequências.

Esta é mais uma polémica para Marine Le Pen resolver, numa altura em que tenta "limpar" a imagem do partido, trabalho que tem realizado nos últimos anos e que em maio levou à primeira grande vitória política da Frente Nacional nas eleições europeias. Desde que chegou à liderança da Frente Nacional, Marine Le Pen afastou-se dos grupos neo-nazis. O pai nem sempre concorda com as escolhas políticas da filha e até chega a dizer: "A simpática Frente Nacional que não interessa a ninguém."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt