Por que razão os jogadores russos recorreram ao amoníaco no Mundial?

A substância é usada em vários desportos de alta competição e não é considerada doping
Publicado a
Atualizado a

O jornal alemão Bild levantou a suspeita nos últimos dias de que os jogadores russos teriam recorrido ao uso de doping antes da partida com a Espanha e sustentava a tese pela forma como os atletas surgiram à saída do túnel a coçar o nariz.

De pronto, o médico da seleção de leste, Eduard Bezuglov , veio desmistificar o caso, explicando que os atletas tinham inalado amoníaco antes da partida e que isso é uma prática comum no desporto em geral, não sendo considerado doping.

Mas afinal para que serve o amoníaco e porque é pratica corrente entre os atletas de vários desportos? Ao DN, Henrique Jones, antigo médico da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), explica que esta substância é inofensiva e serve apenas para estimular a "atenção do atleta".

"O amoníaco tem dois efeitos importantes: a sua inalação leva a um alerta cerebral através do estímulo da mucosa nasal, e também ao aumento da capacidade respiratória porque aumenta as trocas gasosas a nível do pulmão". O médico acrescenta que o "efeito é pouco duradouro, de livre utilização pelos atletas", não existindo qualquer estudo que o associe ao aumento da performance desportiva de alguma forma.

Henrique Jones assume ainda que o amoníaco nada tem que ver com doping e que é apenas uma das muitas substâncias que são utilizadas como "mecanismo de estimulação".

O atleta olímpico de taekwondo, Rui Bragança, refere ao DN que isto é algo que vê no seu dia-a-dia, não só na modalidade que pratica mas também em vários desportos de combate: "Vi ser utilizado no halterofilismo e na maioria dos desportos de combate como MMA e boxe. No taekwondo havia um atleta bielorrusso que o fazia abertamente".

Rui Bragança diz que nunca recorreu a tal por ser asmático e por isso lhe poder trazer problemas ao nível das vias respiratórias.

Para lá de ser utilizado no desporto, o amoníaco é uma substância presente no nosso dia-a-dia em fertilizantes, detergentes e produtos farmacêuticos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt