Pepe: com sangue brasileiro mas coração português
Képler Laveran é um nome desconhecido para muitos, mas se o tratarmos por Pepe é facilmente identificável. Nascido em Maceió há 31 anos, Pepe, alcunha dada pelo pai, chegou a Portugal com 17 anos e apaixonou-se, desde logo, pela ilha da Madeira. Após três anos no Marítimo, a paixão estendeu-se ao continente, primeiro em Lisboa, onde foi rejeitado pelo Sporting (onde fez amizade com Cristiano Ronaldo) após ter treinado à experiência, e depois no Porto, onde se afirmou como estrela do FC Porto.
Para trás, ficou uma infância "feliz" passada no Brasil, mais concretamente no futebol de rua, e com inúmeros atrasos para a hora de jantar: "Com oito ou nove anos, jogava contra os rapazes de 18 ou 20 anos. Os meus pais não queriam, porque tinham medo que me magoasse, por isso eu tinha que fugir", contou Pepe, à Real Madrid TV.
Neste caso, Pepe estava longe de ser um brasileiro que só queria a seleção portuguesa por não conseguir chegar à canarinha. Isto porque em 2006 Dunga quis chamá-lo à seleção, mas Pepe rejeitou, por entender que tinha "uma dívida de gratidão" para com Portugal e que já se sentia "100% português". Um ano depois estreou-se na seleção e em 2012 foi o primeiro luso-brasileiro a capitanear Portugal.
Os números:
O luso-brasileiro tem sido um jogador talhado para as fases finais de competições de seleções. Nos Europeus de 2008 e 2012, marcou o golo inaugural de Portugal e foi eleito para a equipa ideal. Em 2010 voltou a ser dos melhores, apesar da queda nos "oitavos".
30 milhões de euros - O custo da transferência do FC Porto para o Real Madrid, em 2007, igualando a transação de Ricardo Carvalho para o Chelsea (2004).
169 minutos - Surpreendente, mas factual: é este o tempo que Pepe levou, em média, para cometer uma falta sobre um adversário em 2013/14, em Espanha.
450 mil euros - É quanto Pepe ganha, por mês, no Real Madrid. O contrato dura até 2016 e o defesa admitiu que gostava de "acabar" no FC Porto.
7 épocas em Madrid - Pepe já faz parte da "mobília" no Santiago Bernabéu: apenas Iker Casillas e Sergio Ramos estão há mais tempo no clube.