Tendo em conta as necessidades especiais dos alunos e faixas etárias a que pertencem, o espaço do Media Lab proporciona aos seus participantes a oportunidade de assumirem o papel de jornalistas e de conhecerem o ambiente vivido na redação do jornal. .Uma vez cumpridos os objetivos do plano curricular da disciplina de Português referentes aos textos não literários, esta foi a altura certa para os alunos colocarem em prática o que aprenderam sobre os media, segundo Carla Silva, professora das disciplinas de Português e Francês. Desse modo "a vinda ao Diário de Notícias soou à melhor solução para esse trabalho prático", acrescentou..Carimbada com um sentido de solidariedade e entre-ajuda, a sessão da manhã garantiu um trabalho em equipa, assegurado pelos alunos do Centro Helen Keller..A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano, sendo também um dos aspetos precisos ao rigor da atividade jornalística. Todavia os alunos do Colégio Helen Keller provaram que, apesar das dificuldades, é possível vencer barreiras..Dada a visão reduzida e, em alguns casos a presença de alunos invisuais, os participantes com necessidades especiais foram acompanhados por colegas na criação da primeira página e na seleção e procura de informação..Os ditos 'obstáculos' à acessibilidade eletrónica foram suprimidos com a ajuda dos colegas do lado, que, passo a passo, orientavam os seus parceiros sobre o que trabalho que estavam a desenvolver. .A sessão da tarde foi protagonizada pelos alunos da Escola Básica com 2.º e 3.º Ciclo de Luís de Camões que realizaram os workshops 'Faz a tua 1.ª página' e 'Redação do século XXI'. A atividade multimédia - realização de vídeo cast - incluiu a procura e seleção de informação por parte dos alunos de modo a puderem, em formato vídeo, apresentar a sua notícia..Segundo Ana Ferreira, professora de Português, a vinda ao DN revelou-se "útil, no sentido em que possibilitou aos alunos a oportunidade de escrever as suas notícias".