Os fora de jogo não têm contraditório
Anda para aí meio mundo cibernético engalfinhado pelo facto de a TVI ter Pedro Ribeiro, diretor da Rádio Comercial, um não jornalista, a narrar e comentar os jogos do Euro 2012 que a estação transmite. É uma polémica entre jornalistas, está bom de ver. Porque só os jornalistas, metidos na sua caixinha e no seu mundo, se preocupam com uma coisa destas. Aliás, estou mesmo a ver o incauto espectador da TVI, ao segundo minuto de transmissão, a ler o oráculo que identifica o narrador e a dizer em alto e bom som: "Pedro Ribeiro? Hummm, este tipo não é jornalista. Como posso eu confiar nele, se ele não obedece a um Código Deontológico? Livra, deixa-me mas é mudar de canal, que não quero nada com estes tipos."
O inferno televisivo está cheio de jornalistas à séria que usam o plural majestático para transmitir uma ideia de união patriótica; profissionais que se deixam contagiar pelo fogo ardente que sai da boca inflamada dos adeptos ("até os comemos, carago..."); gente incapaz de dizer com todas as letras que Cristiano Ronaldo fez uma exibição desastrada contra a Dinamarca, como se a análise às exibições do CR7 na seleção fosse uma espécie de As Leis do Chefe ("O chefe não dorme, descansa"; "O Chefe não se atrasa, foi preciso noutro local à mesma hora", e por aí adiante...), impedidas de serem contrariadas.
Eu quero lá saber que Pedro Ribeiro não seja jornalista. Quero lá saber que ele faça piadas e cantorias à vida conjugal da Luciana Abreu. O que eu quero é alguém que não me diga o óbvio que os meus olhos veem. O que eu quero é alguém que saiba mais do que eu de futebol, que me explique as táticas, que me ajude a perceber movimentações. Eu quero é alguém competente na narração de um jogo e que conheça os jogadores. Que fale bem português e que saiba o que está a fazer. Até pode ser o José Castelo Branco (como é que a TVI não se lembrou?!...)
Eu quero lá saber do Código Deontológico dos Jornalistas num jogo de futebol. Os foras de jogo não têm contraditório. E se tiverem, não dependem dos jornalistas...