Os Cabeçudos: uma livraria que gosta das crianças (VÍDEO)

É a única livraria infantil de Lisboa e fica no Parque das Nações. Rui Andrade escolheu com muito cuidado os fantásticos livros e os poucos brinquedos que estão ali à venda.
Publicado a
Atualizado a

Há um pequeno anfiteatro almofadado, onde cabem umas 20 pessoas. Há umas prateleiras com brinquedos. E há os livros - poucos mas bons, escolhidos com todo o cuidado por Rui Andrade, o dono da única livraria exclusivamente infantil que existe em Lisboa. Chama-se Os Cabeçudos, foi inaugurada no final de Novembro e fica situada no Parque das Nações, perto da Torre Vasco da Gama.

Rui Andrade é psicólogo social, com uma carreira dedicada à formação profissional. Mas depois de ter uma filha e de se mudar para o Parque das Nações achou que era tempo de se dedicar a algo que lhe desse realmente prazer. "Tem tudo que ver com qualidade de vida. A minha e a das outras pessoas", diz. A ideia de Os Cabeçudos é, antes de mais, ser uma "livraria de bairro", criando laços de proximidade com as pessoas que moram naquela zona. Não quer concorrer com as grandes superfícies nem com "as papelarias que também vendem livros" e, por isso, aposta em ter uma oferta diferente. Nada de livros dos desenhos animados, apenas volumes cuidados editados pela Bruaá, a Planeta Tangerina, a Heterogémeas e outras editoras especializadas. Livros em braille, noutras línguas e para crianças daltónicas. O mesmo cuidado é posto na escolha dos poucos brinquedos, de marcas como a Plantoys (brinquedos de bambu), a KidsOnRoof (as casas de cartão) ou a Playsam (carros).

E o resto virá com o tempo. "Quero pôr os miúdos a interagir entre eles, mas também a interagir com os pais, com os avós, com os nossos convidados." Ideias não lhe faltam. Desde convidar escritores e ilustradores a implementar uma hora do conto, organizar oficinas de criatividade e até fazer exposições e actividades ao ar livre. "Gostava muito de ter uma exposição com livros infantis antigos, os livros que eu li quando era pequeno. E também quero ensinar os miúdos a brincar ao alho, ao mata, à macaca. Temos este espaço lá fora onde podemos fazer jogos, e depois temos todo o Parque das Nações. Gostava de levar os miúdos a conhecer as árvores e os pássaros."

veja o vídeo:

[youtube:z124KnR1y3Q]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt