O lado alternativo da moda
White Tent (Evgenia Tabakova e Pedro Noronha Feio), Lara Torres, Vítor e Aforestdesign (Sara Lamúrias) compõem o Projecto LAB, na ModaLisboa/Cidadela.
Quatro formas diferentes de estar na moda, mais alternativa, mais conceptual, porque a criatividade deve ser estimulada e explorada nos seus mais variados sentidos.
"Esta é uma plataforma para projectos de base ou estética suportada pelo valor conceptual. Dentro deste ideal o que valoriza o conceito LAB é a interpretação de um valor único com diferentes linguagens. Definir o LAB é, no fundo, classificar a união pela diferença", explica o designer Vítor, estreante na passerelle da ModaLisboa, ao contrário dos outros intervenientes deste projecto. Apesar de novos na idade, todos os outros criadores do projecto já desfilaram neste espaço e têm-se demarcado no mercado nacional pelos seus estilos muito próprios. "A Aforestdesign já tem alguns fãs entre o público português, dos quais, mesmo sendo em pequena escala, sinto um grande entusiasmo. Vejo a diferença como uma mais-valia quando se trabalha numa área criativa", salienta Sara Lamúrias, da Aforesdesign. Ter projectos de moda com conceitos mais alternativos continua a não ter fácil implementação num país como Portugal, mas o esforço contínuo destes jovens criadores tem tido as suas recompensas. Nomes a reter!