O céu vai encher-se de balões de ar quente

Coruche acolhe a 6.ª edição do Festival Internacional de balonismo e cinco municípios do distrito de Bragança recebem a estreia do Sabor & Vilariça Balloon Fest. Oportunidade para experimentar a sensação de andar num balão de ar quente ou simplesmente de apreciar a sua beleza a partir do chão.
Publicado a
Atualizado a

Durante nove dias, o céu ganha outras cores em duas iniciativas em que será possível voar em balão de ar quente ou apenas apreciar o espetáculo no ar com os pés bem assentes na terra. Em Coruche arranca este sábado o já tradicional Festival Internacional de Balonismo; em Trás-os-Montes decorre a partir de quarta-feira o Sabor & Vilariça Balloon Fest.

São cinco os municípios do concelho de Bragança que recebem até dia 30 este novo festival que pretende ser uma referência internacional na área do balonismo: Alfândega da Fé (dia 26), Mogadouro (dia 27), Torre de Moncorvo (dia 29) e Macedo de Cavaleiros (dia 30), a que se junta o concelho vizinho de Vila Flor (dia 28), em pleno Vale da Vilariça. O objetivo é cativar turistas da área metropolitana.

"Era necessário arranjar uma ideia que resultasse e que fosse diferenciadora na oferta turística para esta região do interior. Ao olharmos para o Vale da Vilariça ou para a paisagem esmagadora dos Lagos do Sabor, o Douro ou o Vale do Tua, percebemos que o balonismo poderia ser uma âncora para a promoção turística nestes territórios", justificou João Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, aquando da apresentação do evento.

Através da divulgação das paisagens dos Lagos do Sabor e Vale da Vilariça pretende-se depois chegar ao mercado turístico internacional.

"Estamos a ver nascer um produto que, daqui a uns anos, poderá dar lugar a uma nova oferta turística que tem grande impacto noutras latitudes, como na Turquia, e acreditamos que esta experiência vai correr bem neste território", disse João Pedro Martins.

Neste festival marcarão presença 15 balões de ar quente que farão voos estáticos e livres por cima destas paisagens transmontanas e durienses. As inscrições online já terminaram, mas ainda pode tentar reservar lugar presencial e gratuitamente nos postos de turismo de cada um dos municípios.

Para o concelho de Vila Flor está reservada a oportunidade de os visitantes assistirem a voos livres e ao Night Glow, um espetáculo de luz e som em que os balões irão sincronizar os seus queimadores ao ritmo da música. Este será um dos momentos altos do festival, com edição noturna e terá uma duração de 45 minutos que juntará balões de ar quente e a música eletrónica.

Mas antes desta novidade, já esta sexta-feira, acontece em Coruche, no distrito de Santarém, a 6.ª edição do Festival Internacional de Balonismo, através do qual se pretende consciencializar o público para a importância dos territórios de Montado.

Além de voos livres e de batismos em balão de ar quente estáticos - inscrições já estão esgotadas -, haverá um mercado de artesanato e produtos locais, comida de rua, animação e espetáculos e uma caminhada. Também aqui se realiza o espetáculo Night Glow.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt