O calor está aí e todos os olhos em cima de ti

A mulher, tenha ela o corpo que tiver, é o centro da nova coleção de biquínis e fatos de banho da Type, com modelos que vão do S ao XL e com vários tipos de corte.
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O modelo Marmols já é um clássico da Type. Foi lançado em 2018, passou por pequenos melhoramentos e este ano dá a escolher entre três partes de cima de biquínis diferentes. É um ícone da marca nacional, que comemora dez anos, e, por isso, mantém-se na coleção deste verão, acabada de lançar, com peças dos 96€ aos 109€.

O tema, "All Eyes On You", é o reflexo do objetivo maior da fundadora para esta coleção: ser uma ode às mulheres, incentivando-as a celebrar o seu ego.

"É uma marca muito centrada na mulher. A nossa grande missão é fazer com que se sinta bem e desmistificar aquela problemática associada às inseguranças que se têm quando se veste um biquíni", explica Inês Carrilho de Almeida. As fotografias da campanha foram feitas em Bali, na Indonésia, mas é na Female Island, uma ilha imaginária, que a Type vê a sua mulher-tipo, aquelas que não sentem ponta de insegurança por causa do corpo que têm. Porque a mulher, tenha ela a silhueta que tiver, é o centro da nova coleção de swimwear da marca, com modelos que vão do S ao XL e com vários tipos de corte.

Ao nível das cores predominam os tons de verão e da praia: o amarelo da areia, o verde da vegetação, o rosa/beringela dos frutos e flores. Os desenhos são geométricos e, pela primeira vez, há modelos com o logótipo da marca.

"Fazemos dez anos e achamos que estamos num ponto de maturidade que nos permite avançar nessa direção, em que é necessária confiança e reconhecimento", justifica Inês Carrilho de Almeida, que acredita que esses modelos comprovarão uma coisa: que "não só gostam de usar os nossos produtos como usam com a nossa marca associada".

Como em tudo na vida, também a roupa de praia segue tendências. Mesmo "feitas para durar", as peças da Type são pensadas de forma a estarem sempre na moda. Na coleção deste ano, está lá um tom próximo da cor da estação, a viva magenta, e há duas novidades: camisolas cropped tricot feitas à mão e os chamados patches, pequenos acessórios bordados com vários temas (frutas, flores, árvores, símbolos, letras) para pendurar nos biquínis e personalizá-los, que custam entre 1,5€ e 2,5€.

Voltando aos clássicos, além do Marmols, mantém-se o biquíni Greta, um modelo feito em macramê com pequenas tiras de tecido que sobraram do corte de coleções anteriores. "É um modelo muito procurado, mas muito exclusivo e limitado", realça Inês Carrilho de Almeida. Também os sacos dos biquínis são feitos com sobras de tecido e a embalagem de envio das encomendas on-line é 100% biodegradável.

A coleção inclui ainda toalhas de praia, acessórios com missangas e búzios, e saídas de praia como vestidos compridos, curtos e páreus.

Nascida em 2012, quando a fundadora frequentava o segundo ano do curso de arquitetura, a Type foi uma das primeiras marcas nacionais de swimwear. "Havia espaço no mercado", mas muitas dificuldades em cumprir prazos e apresentar produto com a qualidade pretendida. Atualmente, a marca centraliza junto à loja, na Rua Rodrigo da Fonseca, em Lisboa, o armazém, o atelier e o estúdio, vendendo também online e no El Corte Inglés de Lisboa e Porto. O próximo passo é a internacionalização, com a presença em julho na Miami SwimWeek, onde, espera-se, se venham a abrir as portas do mercado americano.

sofia.fonseca@dn.pt

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