Nuno Júdice e Tolentino de Mendonça entre os semifinalistas do Prémio Oceanos
Os romancistas portugueses selecionados são Rui Nunes, Bruno Vieira Amaral, Patrícia Reis, Sandro William Junqueira, H.G. Cancela, David Machado, Luís Osório, João Pinto Coelho e António Oliveira e Castro. Livros de contos de Júlio Henriques e de A.M. Pires Cabral estão entre também entre os semifinalistas.
São cinco os poetas portugueses nesta lista: José Tolentino de Mendonça, Nuno Júdice, António Carlos Cortez, Luís Quintais e Frederico Pereira.
De Moçambique foram escolhidos quatro poetas: Gisela Gracias Ramos Rosa, Rogério Manjate, Mbate Pedro e Luís Carlos Patraquim (com duas obras). Romances de Luís Cardoso (Timor) e Jorge Carlos Fonseca (Cabo Verde) figuram também na lista de 60 selecionados.
Milton Hatoum, Sérgio Sant'Anna, Patrícia Melo e Noemi Jaffe contam-se entre os 34 semifinalistas brasileiros.
O poeta espanhol Alfonso José Pexegueiro e a poetisa romena Golgona Anghel, que editam em Portugal, e a poetisa suíça Prisca Agustoni, que publica no Brasil, são a presença inédita entre os semifinalistas do Oceanos, por se tratar de autores que adotaram o português como língua literária, não sendo originários de países que não o têm como língua oficial.
O júri de 70 escritores, críticos literários, ensaístas e académicos decidiu também os nove jurados que vão determinar, em outubro, as dez obras finalistas. Três são portugueses - Pedro Mexia, Maria João Cantinho e Helena Buescu - a quem se juntam a angolana Ana Paula Tavares e os brasileiros Julián Fuks, Daniel Munduruku, Heitor Ferraz, Flora Sussekind, e Carola Saavedra.
Concorreram neste ano ao Prémio Oceanos 1364 obras de 346 editoras. Este prémio literário é patrocinado pelo banco Itaú, pelo Estado Português através do Fundo de Fomento Cultural, e pela CPFL, empresa brasileira de energia. Selma Caetano, Manoel da Costa Pinto, Mirna Queirós e Isabel Lucas são os curadores deste Prémio que se destina a valorizar a literatura escrita em português e a proporcionar o conhecimento e a partilha entre autores, editores e leitores dos diferentes países.