Novo comando para PSP terá um hotel para polícias

Obras arrancam no final do ano no antigo quartel militar do Bom Pastor. Objectivo é reunir as divisões dispersas pela cidade.
Publicado a
Atualizado a

As obras de construção do novo Comando Metropolitano da PSP do Porto vão arrancar no final deste ano e vão concentrar as várias divisões que se encontram dispersas pela cidade. O local será a zona do antigo quartel militar do Bom Pastor que, para além de reunir as várias divisões da PSP, terá também um hotel para polícias.

A promessa foi feita ontem de manhã pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Conde Rodrigues, que se deslocou ao Porto para uma visita às instalações do Comando Territorial da GNR e do Comando Metropolitano da PSP. O governante salientou que, com as novas instalações, o comando deixa de ter os seus serviços dispersos em vários locais da cidade, nomeadamente no Aljube, nas antigas instalações da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e na quinta da Bela Vista, muito degradada e onde detidos e polícias pernoitam.

Também a Divisão de Trânsito e a Divisão de Investigação Criminal (DIC), a funcionar na rua dos Bragas, passarão para o novo comando que, para além do hotel, terá também uma área destinada ao apoio social dos agentes.

José Conde Rodrigues visitou ontem também as obras de construção de três novas esquadras, que se encontram em curso nesta cidade: Viso, Bom Pastor e Foz, e lançou o concurso para a edificação de duas novas esquadras em Gaia - em Canidelo e Valadares. Prevêem-se que os trabalhos fiquem concluídos em finais de 2011, representando um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros. O comandante metropolitano da PSP do Porto, Abílio Pinto Vieira, afirmou que, desta forma, "se fecha o que era necessário para o dispositivo territorial".

Canidelo e Valadares, para além das novas instalações policiais, vão ficar com um efectivo de cem agentes. Pinto Vieira não esconde haver falta de meios humanos na área do seu comando. "Infelizmente, os meios têm de ser optimizados e temos de trabalhar com o que temos", afirmou.

Conde Rodrigues revelou, por seu lado, que, neste momento, o Porto é uma das regiões do País onde há mais investimento em equipamentos na área da segurança.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt