"No Pico ainda sou o rapaz que emigrou"

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Quando lhe perguntamos, admirativos, o que trouxe do Pico, nos anos 70, para conseguir chegar tão longe em tão pouco tempo, Ângelo Garcia responde-nos com uma frase apenas: "a habilidade de não ter medo." Ficamos à espera que elabore, mas não o faz. O laconismo amável combina bem com o sorriso cândido que lhe muda o rosto sempre que nos fala da sua ilha, e com o olhar distante, de homem de negócios, que não cessa de avaliar o seu interlocutor.

Em 2004, exigiu a Georges Lucas o impossível: um mês completo de férias, todos os anos, para poder voltar a casa. Encontramo-lo no seu escritório, no Presidio, na véspera da partida para os Açores. "O que é que faz de si um homem do Pico?", queremos saber, conscientes de que vive alheado do mundo imigrante português, ou não lhe exigisse a profissão que resida "a cem por cento num mundo americano". De novo, a resposta é concisa: "ser um homem corajoso."

Tentamos romancear, acrescentar palavras à sua economia narrativa, e falamos-lhe do pai, que foi baleeiro. Essa coragem, herda-se? Conta-nos, então, que o progenitor, os primos e os amigos lhe falavam do fascínio pela baleação, da coragem que era preciso ter, e à pergunta "alguma vez na vida teve de ser baleeiro?", responde-nos com um ar sério: "quase todos os anos." E acrescenta: "Nós temos de estar sempre a lutar e é preciso ter coragem para lutar - às vezes ganha-se, outras vezes perde-se, mas é preciso estar sempre a lutar."

Numa altura em que a maior parte dos pais de família emigrados punha os filhos a trabalhar, o pai de Ângelo permitiu-lhe que fosse estudar. Hoje, admite que nunca foi um bom aluno e aceita que lhe falemos da escola da vida. Nunca se sentiu inferior por não ser um produto da Ivy League e, quanto a isso, é definitivo: "Via outros colegas que podiam ter vindo de outras universidades, mais famosas, e nunca tive receio de combater com eles. Nunca."

"Carisma" é a palavra que se segue. Escolheu-a como algo que o define nesse mundo exigente onde conseguiu vencer. E talvez faça parte do carisma de Ângelo Garcia tratar George Lucas por "George" ainda que não tenha um grande amor pelo cinema. "Fui criado no Pico, havia um filme da FNAT que ia lá de seis em seis semanas. Não cresci com o cinema e, por isso, nunca tive assim um grande amor." Quando interpretamos essa posição como "um mecanismo de defesa, de separação das águas", concorda: "quando cá cheguei e iniciei o meu contacto do dia-a-dia com actores e outras pessoas, também tive essa reacção - é o trabalho deles, o meu trabalho é este, eles fazem o seu trabalho, eu faço o meu muito bem. Somos amigos, mas é só."

Também não deixa de ser carismática a relação que teve com Steve Jobs, seu colega na San José State University, a quem por duas vezes disse que não. Uma em 1988/9, altura em que Jobs queria "construir uma casa nova e fazê-la de um certo modo, mas estava a ter problemas". "Tentei dizer-lhe que era impossível fazer o que ele queria, mas, teimoso como era, manteve a ideia. Disse-lhe que não podia ajudá-lo, porque ele não ouvia." Quinze anos depois, sem saber que Jobs estava a morrer, negou-lhe uma segunda proposta de trabalho.

Arrependeu-se?, perguntamos. Responde-nos que não, porque adora o que faz, mas lança a ressalva: "estive à frente da construção do Adobe e, depois, estive à frente da construção do Oracle e, naquele tempo, talvez tivesse mais experiência do que qualquer outra pessoa no Silicon Valley a construir o que nós chamamos de headquarters. Eu sabia que aquela arquitectura que ele queria fazer, que é uma das grandes coisas a acontecer no Silicon Valley, era uma visão como qualquer outra que ele teve e gostava de lhe ter dado a saber que iria ser uma realidade, como é."

"Visão", "aventura", "coragem" são palavras que se repetem no léxico de Ângelo Garcia. O modo como encara o trabalho já vem de trás, dos dias em que contribuiu para o arranque de dois monstros da tecnologia, nessa Califórnia dos anos 80 onde "o céu era o limite": "A história nos dirá, mas foi a altura em que a ciência avançou mais do que tinha avançado nos últimos dois séculos. Não havia ideia nenhuma que não fosse analisada, que não fosse trabalhada para se saber se seria uma realidade ou não."

Quando lhe perguntamos o que mudou no Silicon Valley dos anos oitenta para cá, não hesita: "o dinheiro - há muito mais. As pessoas agora trabalham mais para o dinheiro. Lembro-me de trabalharmos, às vezes, 14 horas por dia para um fim que não era o de trazer para casa mais um quarto de milhão, meio milhão de dólares - era para vencer o que estávamos a querer fazer. A mentalidade era um pouco diferente, era uma mentalidade um pouco mais aventureira."

Nessas quatro semanas em que regressa ao Pico e "vive no mundo português", Ângelo consegue, por fim, descansar. As pessoas perguntam-lhe por que razão não escolhe outros destinos de férias, mas ir a outros lugares "é um descansar muito diferente do descansar no Pico. Aqui, é o descanso na minha casa, é o descanso de dar um passeio de manhã, de reconhecer tudo." Tentamos aprofundar este descanso: "no Pico, ainda sou simplesmente o rapaz que emigrou." A diferença reside, então, no olhar dos outros. Nas expectativas dos outros. Vamos mais longe: "na América, estão sempre à espera de alguma coisa da sua parte, de uma orientação, de um reconhecimento..." Ele corrige: "de uma decisão."

"Pois, tenho de tomar decisões todos os dias, desde as sete, oito horas da manhã até, às vezes, às dez horas da noite - chamam-me e perguntam "olha, o que é que pensas que se deve fazer?"."

No Pico, Ângelo Garcia reencontra os amigos da escola, com quem jogava à bola na rua. Às vezes, a bola era de pano. Também havia arcos e piões. Agora, ficam a conversar na praça, até à meia-noite. A "casinha" onde passa férias, hoje tão pequena para duas pessoas, era a casa dos avós, onde moravam dez. Percebe-se que tem uma grande admiração pela história da sua família e talvez seja esse o segredo, a narrativa que usou para reclamar o seu lugar no mundo.

No Lucas Museum of Narrative Arte, que abrirá portas em Los Angeles em 2021, privilegia-se "a arte que conta uma história", que é "narrativa". Pretende-se que o museu seja um lugar onde as pessoas "se sintam bem, se sintam em casa, reconheçam algumas coisas e digam 'penso que sei o que eles queriam dizer quando fizeram aquela pintura'".

O museu é apenas mais uma "visão" na vida de um homem cuja profissão tem sido tornar possíveis todos os sonhos. E se George Lucas é "muito mais do que A Guerra das Estrelas", Ângelo Garcia é muito mais do que o simples braço direito do ex-realizador. Les beaux-esprits se recontrent.

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