Os tempos podem já não ser os de Grace Kelly, de turbante a fazer pandã com o fato de banho e o pareo, mas nem por isso é preciso abdicar do requinte na moda praia. Sobretudo, se o fizermos acompanhar de uma consciência ambiental que faltava a Sua Alteza Sereníssima, a Princesa do Mónaco, e à generalidade dos seus contemporâneos. Essa é a proposta da marca portuguesa Futah que, na sua nova coleção de toalhas e acessórios de praia, procura, à imagem do que aconteceu em anos anteriores, chamar a atenção para alguns dos maiores problemas de sustentabilidade com que hoje lidamos. "Esta é a nossa maior preocupação - afirma ao DN, Ricardo Ramos, co-fundador da Futah, com as suas primas, Catarina e Mariana Cunha - trabalhar unicamente com materiais amigos do ambiente, ao mesmo tempo que procuramos despertar consciências para a urgência da mudança de comportamentos.".Mantendo a parceria (de anos anteriores) com a World Wildlife Fund/Associação Natureza Portugal, a nova coleção traz quatro padrões diferentes inspirados em outros tantos tipos de habitat natural, com design da própria equipa da Futah em colaboração com a designer Alexandra Cruz. O seu nome? "Zero, porque temos a ambição de reduzir a zero o problema que mais ameaça cada um deles", explica ainda Ricardo Ramos. "É esse compromisso que dá o nome a cada um dos modelos". Se é do oceano que falamos, há que pensar no prazer de um bom mergulho, sem esquecer, porém, que a quantidade de plástico depositado no mar atinge hoje níveis catastróficos, chegando a ultrapassar os 8 milhões de toneladas. Este número não só coloca em sério risco a sobrevivência de muitas espécies animais e vegetais, como ameaça seriamente a nossa saúde, já que afecta de forma drástica a qualidade do peixe que consumimos. A toalha dedicada a este ecossistema tem, por isso, o nome de Zero Plastic e traz consigo a preocupação de reduzir a utilização de materiais plásticos, encontrar alternativas biodegradáveis a estes produtos e assegurar a limpeza constante das praias e dos mares. Zero Deforestation é, por sua vez, o modelo dedicado à floresta e ao imperativo da sua proteção. Constantemente ameaçado pelos interesses imediatos das indústrias madeireiras e agro-alimentares, este é, no entanto, o tipo de ecossistema em que vivem cerca de 300 milhões de pessoas e que dá sustento a outros 1, 6 mil milhões. Na sequência destas práticas, são já várias as espécies de fauna e flora que estão em risco de extinção, pelo que urge mudar hábitos de consumo e evitar os produtos,cujos ingredientes provenham de áreas desflorestadas. Este é também o espírito dos modelos dedicado à cidade (Zero Carbon) e ao deserto (Zero Water Waste), em que as metas são atingir a neutralidade carbónica e reduzir a nossa pegada hídrica, já que apenas 1% da água do planeta é potável e, ao contrário do que tantas vezes pensamos, não é um recurso ilimitado. As preocupações ambientais da Futah passam ainda pela utilização de materiais como o algodão orgânico, que, para além desta vantagem, tornam estas toalhas infinitamente mais leves do que os tradicionais "turcos", ao mesmo tempo que absorvem facilmente a água e ocupam muito pouco espaço no saco ou na mala de viagem. Para além das toalhas de praia e ponchos em diversos tamanhos, a marca diversifica a sua oferta com outros produtos, como t-shirts, camisas, mochilas e sacos de praia que podem ser encontrados na loja do Chiado, em Lisboa, ou na loja online. Em qualquer dos produtos, 10% da compra reverte para aWorld Wildlife Fund Portugal. dnot@dn.pt
Os tempos podem já não ser os de Grace Kelly, de turbante a fazer pandã com o fato de banho e o pareo, mas nem por isso é preciso abdicar do requinte na moda praia. Sobretudo, se o fizermos acompanhar de uma consciência ambiental que faltava a Sua Alteza Sereníssima, a Princesa do Mónaco, e à generalidade dos seus contemporâneos. Essa é a proposta da marca portuguesa Futah que, na sua nova coleção de toalhas e acessórios de praia, procura, à imagem do que aconteceu em anos anteriores, chamar a atenção para alguns dos maiores problemas de sustentabilidade com que hoje lidamos. "Esta é a nossa maior preocupação - afirma ao DN, Ricardo Ramos, co-fundador da Futah, com as suas primas, Catarina e Mariana Cunha - trabalhar unicamente com materiais amigos do ambiente, ao mesmo tempo que procuramos despertar consciências para a urgência da mudança de comportamentos.".Mantendo a parceria (de anos anteriores) com a World Wildlife Fund/Associação Natureza Portugal, a nova coleção traz quatro padrões diferentes inspirados em outros tantos tipos de habitat natural, com design da própria equipa da Futah em colaboração com a designer Alexandra Cruz. O seu nome? "Zero, porque temos a ambição de reduzir a zero o problema que mais ameaça cada um deles", explica ainda Ricardo Ramos. "É esse compromisso que dá o nome a cada um dos modelos". Se é do oceano que falamos, há que pensar no prazer de um bom mergulho, sem esquecer, porém, que a quantidade de plástico depositado no mar atinge hoje níveis catastróficos, chegando a ultrapassar os 8 milhões de toneladas. Este número não só coloca em sério risco a sobrevivência de muitas espécies animais e vegetais, como ameaça seriamente a nossa saúde, já que afecta de forma drástica a qualidade do peixe que consumimos. A toalha dedicada a este ecossistema tem, por isso, o nome de Zero Plastic e traz consigo a preocupação de reduzir a utilização de materiais plásticos, encontrar alternativas biodegradáveis a estes produtos e assegurar a limpeza constante das praias e dos mares. Zero Deforestation é, por sua vez, o modelo dedicado à floresta e ao imperativo da sua proteção. Constantemente ameaçado pelos interesses imediatos das indústrias madeireiras e agro-alimentares, este é, no entanto, o tipo de ecossistema em que vivem cerca de 300 milhões de pessoas e que dá sustento a outros 1, 6 mil milhões. Na sequência destas práticas, são já várias as espécies de fauna e flora que estão em risco de extinção, pelo que urge mudar hábitos de consumo e evitar os produtos,cujos ingredientes provenham de áreas desflorestadas. Este é também o espírito dos modelos dedicado à cidade (Zero Carbon) e ao deserto (Zero Water Waste), em que as metas são atingir a neutralidade carbónica e reduzir a nossa pegada hídrica, já que apenas 1% da água do planeta é potável e, ao contrário do que tantas vezes pensamos, não é um recurso ilimitado. As preocupações ambientais da Futah passam ainda pela utilização de materiais como o algodão orgânico, que, para além desta vantagem, tornam estas toalhas infinitamente mais leves do que os tradicionais "turcos", ao mesmo tempo que absorvem facilmente a água e ocupam muito pouco espaço no saco ou na mala de viagem. Para além das toalhas de praia e ponchos em diversos tamanhos, a marca diversifica a sua oferta com outros produtos, como t-shirts, camisas, mochilas e sacos de praia que podem ser encontrados na loja do Chiado, em Lisboa, ou na loja online. Em qualquer dos produtos, 10% da compra reverte para aWorld Wildlife Fund Portugal. dnot@dn.pt