Morreu Josep Piqué, ex-ministro espanhol. Tinha 68 anos
O antigo ministro espanhol, Josep Piqué morreu esta quinta-feira, aos 68 anos, noticiou o El País, que cita fontes do Partido Popular (PP).
Josep Piqué ocupou os cargos de ministro da Ciência e Tecnologia, da Indústria e Energia e dos Negócios Estrangeiros entre 1996 e 2003, durante os governos do primeiro-ministro José Maria Aznar (PP).
No passado mês de fevereiro, Josep Piqué esteve em Lisboa para o Fórum La Toja, organismo que presidia, tendo decorrido na Fundação Calouste Gulbenkian.
Na altura, em entrevista ao DN, falou da importância de manter o vínculo Atlântico, da obsolescência do Conselho de Segurança da ONU que a guerra na Ucrânia revelou, do ano eleitoral em Espanha e da "inveja saudável" que os espanhóis sentem por vezes em relação à política portuguesa. Na ocasião, defendeu que o "governo de Sánchez aprofundou a divisão na sociedade espanhola".
O ex-chefe da diplomacia espanhola tinha regressado recentemente à política e fazia parte da equipa económica da renovada fundação do partido, Reformismo21, juntamente com outros ex-ministros do Executivo do PP, como Fátima Báñez (Trabalho) ou Román Escolano (Economia), escreve o El País..
Josep Piqué nasceu em Vilanova i la Geltrú, em Barcelona, no ano de 1955, era licenciado em Economia e Direito, tendo ingressado em 1996 no primeiro governo de Aznar.
Com a pasta da Indústria, José Piqué foi responsável pela privatização de empresas públicas como a Repsol, Telefónica e Endesa.
"Consternada com a morte do amor da minha vida, Josep", escreveu Gloria Lomana, a mulher do ex-ministro, numa mensagem publicada na rede social Twitter. "A sua integridade, força, amor pela família, trabalho e vida vão estar sempre connosco, acrescentou.
O líder do PP, Alberto Núñez Feijóo, lamentou "profundamente" a morte de Josep Piqué. "Perdemos um excelente profissional que estava sempre disposto a ajudar o seu país", destacou nas redes sociais o líder da oposição espanhola sobre aquele que considerou ser, além de um "grande amigo", um "grande espanhol".