Morreu John Singleton, o primeiro realizador afro-americano a ser nomeado para um Óscar

O cineasta morreu esta segunda-feira aos 51 anos em Los Angeles na sequência de um ataque cardíaco.
Publicado a
Atualizado a

Foi o mais jovem e o primeiro cineasta negro a receber uma nomeação para um Óscar, tendo sido indicado como melhor realizador e melhor argumentista pelo filme "Boys n the Hood" (1991). Tinha 24 anos. E o filme que conta a história de três amigos que crescem num bairro de Los Angeles, Estado Unidos, rodeados de droga e de gangues é ainda hoje a obra mais conhecida de John Singleton, que morreu esta segunda-feira aos 51 anos em Los Angeles por complicações relacionadas com um​​​​​​ ataque cardíaco que tinha tido há duas semanas. O anuncio da sua morte foi feito pela família através de um comunicado citado pelo jornal The New York Times.

Sigleton realizou uma série de filmes que centravam a sua atenção nos desafios de viver em grandes cidades, principalmente para afro-americanos. Tais como "Justiça Poética" e "Baby Boy - O rei da Rua", "Identidade Secreta", "Shaft" "Velocidade Furiosa 2", "Rosewood" e "Quatro Irmãos".

Mais recentemente, o cineasta estava a produzir a série "Snowfall" sobre o início do consumo de crack na cidade norte americana de Los Angeles na década de 1980. A terceira temporada tem estreia marcada para este ano.

O realizador e crítico de cinema estava em coma desde 17 de abril, altura em que sofreu o ataque cardíaco.

Vários atores deixaram mensagens de saudade nas redes sociais, entre eles ​​​​Samuel L. Jackson, que escreveu no Twitter: "Ele abriu caminho para muitos jovens cineastas, permanecendo sempre fiel ao que era e ao sitio de onde veio!!".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt