Milhares já homenagearam Eusébio, Luz reabre às 9:30

O acesso ao Estádio da Luz, onde está em câmara ardente o corpo de Eusébio, encerrou este domingo cerca das 23:50, depois de todos os adeptos prestarem a sua última homenagem ao antigo futebolista. O acesso aos adeptos só vai voltar a ser possível pelas 09:30, de acordo com a Benfica TV. As portas encerraram apenas depois de terminar a fila dos muitos milhares de adeptos que se deslocaram à Luz para um último adeus ao Pantera Negra.
Publicado a
Atualizado a

O funeral de Eusébio está marcado para as 17:00, no cemitério do Lumiar, onde o corpo vai ser sepultado.

Antes, o Benfica vai cumprir "o último desejo do Eusébio", com uma derradeira volta ao Estádio da Luz, em Lisboa, marcada para as 13:30. Esta cerimónia vai ser aberta a todos os adeptos, que vão poder aceder ao recinto "encarnado" através da porta 17.

Durante este domingo foram muitos, anónimos e figuras públicas, que quiseram prestar um último adeus a Eusébio. O DN acompanhou ao minuto este primeiro dia de homenagem, que pode recordar aqui.

23.40 - Ricardo Araújo Pereira, comovido, lembrou no Estádio da Luz algumas das histórias com Eusébio. Como, quando tinha 17 anos, e obrigou o seu pai a dar boleia ao Pantera Negra, que tentava sem sucesso apanhar um táxi. O humorista recordou que mais tarde comprou esse carro ao pai e, quando a primeira filha nasceu, colocou a sua cadeira no lugar onde Eusébio se tinha sentado.

23.11 - Luís Vidigal, antigo jogador do Sporting, foi à Luz homenagear o Pamtera Negra.

23.05 - Fernando Seara, benfiquista e antigo presidente da Câmara de Sintra, foi à Luz para se despedir do "senhor Eusébio da Silva Ferreira", como o pai lhe disse que tinha de tratar o futebolista, contou à Benfica TV.

23.03 - O antigo jogador de futebol Carlos Padrão estava na fila para um último adeus a Eusébio.

22.51 - O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, passou pelo Estádio da Luz para um último adeus ao Pantera Negra. Foi recebido por Luís Filipe Vieira. Bagão Félix, antigo ministro do CDS e benfiquista, também prestou a sua homenagem.

21.40 - Rogério Alves, antigo dirigente do Sporting, prestou a sua homenagem a Eusébio.

21.30 - O centrista Ribeiro e Castro também passou pelo Estádio da Luz.

21.28 - A equipa de basquetebol do Benfica homenageia o Pantera Negra.

21.03 - Luís Filipe Vieira recebe, junto à urna de Eusébio, Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores de Futebol.

20.58 - O ator Ruy de Carvalho foi à Luz para homenagear Eusébio, "um grande representante de Portugal", como o descreveu à Benfica TV.

20.50 - Os No Name Boys cantam o hino do Benfica junto à porta da sala onde se encontra a urna de Eusébio.

20.35 - O juiz Rui Rangel, antigo candidato à presidência do Benfica, também foi à Luz despedir-se de Eusébio.

20.28 - Os Nome Name Boys começam a entrar na sala onde se encontra a urna de Eusébio. Prestam a sua homenagem e vão saindo da sala de forma ordeira. No exterior aplaudem o Pantera Negra e entoam cânticos e dizem, cantando, "Eusébio tu és o nosso rei!".

20.25 - Um grupo de elementos da claque No Name Boys está a chegar ao Estádio da Luz empunhando uma bandeira com a imagem de Eusébio e uma coroa de flores que vão depositar junto da urna do King.

20.21 - António Ramos, mais conhecido como Barbas, um dos famosos adeptos do Benfica, despede-se de Eusébio e lembrou algumas histórias que partilhou com o Pantera Negra. E contou à Benfica TV que soube da morte de Eusébio através de uma cunhada que vive na Austrália.

20.13 - João Nunes, capitão dos juniores do Benfica, foi ao Estádio da Luz prestar a sua homenagem pessoal e em nome de toda a equipa de juniores.

20.11 - Bessone Basto, antigo guarda-redes de andebol do Sporting, deslocou-se ao Estádio da Luz para um último adeus a Eusébio.

20.03 - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, presta a sua última homenagem a Eusébio, acompanhado por Luís Filipe Vieira.

20.00 - Gaspar Ramos, antigo dirigente do Benfica, também quis passar pela Luz.

19.50 - Mário Figueiredo, presidente da Liga de Clubes, é recebido por Rui Moreira da Silva, vice-presidente do Benfica, junto à urna de Eusébio.

19.36 - Nomes como Nelson Évora, Marco Chuva, Marco Forte, João Silva e Telma Monteiro fizeram um minuto de silêncio em representação da equipa de atletismo do Benfica.

19.29 - O comunista Bernardino Soares, atual presidente da Câmara de Loures, despede-se de Eusébio.

19.28 - Na fila para a despedida ao Pantera Negra encontra-se um adepto do Vitória de Setúbal, com o cachecol do seu clube, que quis despedir-se do Pantera Negra.

19.27 - O ator Fernando Mendes chega à Luz para uma última homenagem a Eusébio.

19.26 - Rui Costa, antigo jogador do Benfica e atual administrador do clube, está junto de Flora, a mulher de Eusébio, consolando-a.

19.20 - O secretário-geral do PS, António José Seguro, com Almeida Santos e Maria de Belém, presidente dos socialistas, despedem-se de Eusébio. São recebidos por Luís Filipe Vieira e Luís Nazaré, presidente da Assembleia Geral do Benfica. "É um símbolo do nosso país, dos portugueses e fica na nossa memória pela magia e brilhantismo, mas também pela simplicidade com que se relacionou com os portugueses. Levou a Portugal a todo no mundo", disse Seguro à BenficaTV.

19.17 - Daniel Kenedy, antigo jogador do Benfica, presta emocionado a sua última homenagem a Eusébio no Estádio da Luz.

19.13 - O bispo timorense D. Ximenes Belo mandou as suas condolências ao Benfica e anunciou que vai rezar uma missa em memória do Eusébio na Capela das Edições Salesianas, no Porto.

19.09 - Pela Luz passou também Fernando Peres, antigo jogador do Benfica e companheiro de Eusébio na Seleção Nacional.

18.53 - Valdo, antigo jogador do Benfica, presta uma última homenagem a Eusébio, na companhia de uma das filhas do Pantera Negra, Sandra.

18.52 - A mulher de Eusébio, Flora, e uma das filhas, Carla, abandonam por momentos a sala onde se encontra o corpo do King.

18.40 - Fernando Santos, antigo treinador do Benfica e atual selecionador da Grécia, chegou ao Estádio da Luz."Todas as homenagens que lhe fizerem vão ser poucas para aquilo que deu ao país", assumiu em declarações à BenficaTV.

18.38 - Pedro Passos Coelho chegou à Luz acompanhado por Marques Guedes, ministro da Presidência, e prestou uma última homenagem a Eusébio, junto de Luís Filipe Vieira. "Foi sobretudo a intenção, quer como chefe do governo quer como português que sou, de prestar homenagem a um grande homem, não só um grande embaixador de Portugal, mas uma grande pessoa", disse em declarações à BenficaTV, depois de passar alguns minutos junto ao corpo do antigo futebolista, que hoje morreu aos 71 anos.

18.33 - Foi confirmada a ida do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, bem como do secretário-geral do PS, António José Seguro, ao Estádio da Luz.

18.13 - Os adeptos começam, agora, a entrar na porta 1 para o "adeus" ao Pantera Negra.

18.11 - O Estádio da Luz estará aberto durante toda a noite, para as pessoas que queiram homenagear o ex-futebolista.

18.10 - A equipa do Benfica vai acompanhar, amanhã, segunda-feira, a última volta de Eusébio ao Estádio da Luz, bem como todo o cortejo até ao funeral no Lumiar.

18.07 - Luís Filipe Vieira dirige umas últimas palavras a Eusébio, antes de ser dada a oportunidade aos adeptos de prestarem a sua homenagem.

18.05 - O Real Madrid faz-se representar na cerimónia por Emilio Butragueño, que já apresentou condolências.

18.02 - Hilário, histórico do Sporting que em Portugal não vestiu outra camisola, também se despede de Eusébio. Nomes como Chalana, José Augusto, Toni, Shéu e Carlos Manuel também se emocionam na homenagem.

18.00 - A filha de pessoas que quer prestar homenagem a Eusébio vai da porta 11 à 1 do Estádio da Luz. Já há, aliás, fila para além das imediações do estádio.

17.58 - A vez de Luís Filipe Vieira se aproximar do caixão, também ele sem conter as lágrimas. Seguem-se outros familiares, amigos íntimos e figuras ligadas à história do Benfica, como Humberto Coelho, atual vice-presidente da FPF. Fernando Gomes também prestou condolências.

17.55 - É agora aberto o caixão de Eusébio, cujo rosto é beijado por Flora, a eterna companheira que conheceu ainda em Moçambique. Momento de grande emoção na Luz.

17.52 - Foi colocada uma coroa na cabeça da estátua de Eusébio, numa clara alusão ao "King", como era tratado pelos amigos.

17.49 - Momentos de maior silêncio na porta 1 do Estádio da Luz, onde muitos dos adeptos rezam. Alguns aproveitam para tirar fotos.

17.46 - Registou-se um pequeno incidente à chegada do corpo de Eusébio, quando membros de uma claque do Benfica acenderam uma tocha. A PSP reagiu, com os adeptos a explicarem que tal foi uma forma de homenagear Eusébio.

17.45 - Uma bandeira do Benfica e outra da Federação Portuguesa de Futebol junta ao retrato de Eusébio, bem como um cachecol.

17.42 - O caixão que transporta o corpo de Eusébio está coberto por uma bandeira do Benfica, como, de resto, já havia sucedido com Miklos Fehér, há dez anos - o malogrado jogador húngaro faleceu no dia de aniversário de Eusébio.

17.40 - Grita-se pelo nome de Eusébio junto à porta 1 do Estádio da Luz.

17.39 - Um cartaz de um jovem adepto emociona os presentes: "Eusébio, eu vim aqui não para dizer adeus, mas obrigado."

17.37 - Um grupo de adeptos grita "Benfica!" para assinalar a chegada do corpo do ícone encarnado.

17.35 - O corpo de Eusébio acaba de chegar ao Estádio da Luz, com muitos aplausos das centenas de pessoas que o aguardavam.

17.25 - Rui Veloso e Luís Represas, músicos portugueses, estão à conversa com Luís Filipe Vieira, numa altura em que o corpo de Eusébio está perto de chegar à Luz.

17.20 - Estarão perto de duas mil pessoas nas imediações do estádio, a esmagadora maioria naturalmente benfiquista, mas também de outros clubes, inclusive de Sporting e FC Porto.

17.15 - A cerca de 15 minutos da chegada do corpo de Eusébio ao Estádio da Luz, Luís Filipe Vieira e familiares já estão junto à porta 1 do estádio.

A uma hora da chegada do corpo de Eusébio da Silva Ferreira, não param de chegar ao Estádio da Luz. Centenas de pessoas esperam à volta da estátua do antigo jogador do Benfica que morreu esta madrugada em Lisboa. O corpo é aguardado às 17.30 onde ficará em câmara ardente. Cortejo fúnebre sai amanhã às 14.00 em direção à Praça do Município.

Entre adeptos do Benfica, sócios e pessoas de outros clubes que querem prestar homenagem a Eusébio é notória uma natural consternação, vendo-se mesmo algumas lágrimas. São centenas de pessoas presentes no Estádio da Luz semelhante a uma romaria.

Os aplausos têm sido uma constante na última hora junto à estátua de Eusébio. Há famílias, pessoas de todas as idades, com flores na mão, que têm camisolas do Benfica e cachecóis.

Para além dos cachecóis do Benfica colocados na estátua de Eusébio, também podem ser vistos cachecóis do Sporting Clube de Portugal, do algarvio Olhanense, do Futebol Clube de Alverca e do Hajduk Split, um clube da Croácia, do Copenhaga da Dinamarca e da Seleção Portuguesa de Futebol.

Também nos transportes públicos são muitas as pessoas com cachecóis do Benfica.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt