Máscara de Jiménez deixou Rui Vitória "preocupado e aborrecido"
Em entrevista à BTV esta segunda-feira, o treinador do Benfica admitiu que ficou algo chateado com a forma como Raúl Jiménez festejou o primeiro golo do Benfica na final da Taça, puxando de uma máscara que lhe valeu um cartão amarelo.
"Estas coisas fazem parte de um grande espetáculo. Na altura fiquei um pouco preocupado e aborrecido por causa do cartão amarelo. E num jogo destes é uma pena nos preocuparmos com estes amarelos, mas são as leis. Não tive a felicidade toda porque um jogador ficava com um amarelo. O Raúl já em Vila do Conde teve aqueles festejos que correram o mundo. Faz parte do espetáculo. Achei curioso embora como treinador não tenha gostado tanto, mas achei engraçado", admitiu.
Rui Vitória desvendou ainda o segredo de uma fotografia após a conquista da Taça de Portugal em que os jogadores surgem no balneário com as três taças (Supertaça, campeonato e Taça de Portugal). "Naquela fotografia estavam lá duas taças e um espaço que encaixava a terceira. Foi um grande desafio que criámos, ter lá um espaço para essa taça e tirar a foto. Isto foi a forma como ganhámos os três troféus: unidos."
O treinador do Benfica respondeu ainda uma questão relacionada sobre contratações e se lhe eram impostas ou escolhidas por si. "Há sintonia perfeita entre treinador e direção. Estou inserido num clube com um paradigma que tenho de respeitar. Se temos uma filosofia de jogadores jovens, tenho de perceber isso. Depois tenho também de perceber a parte comercial. Daí o clube ter feito aquelas vendas e poder fazer outras agora. Há sempre espaço para uma variabilidade de jogadores. A variabilidade hoje é uma grande riqueza para contrariar as outras equipas. Ter um modelo fechado é bom mas pode depois ter alguns problemas. O ano passado jogámos com uma defesa e este ano com outra. Depois vamos incutindo os tais princípios. Ligando à parte comercial, há espaço também para ir de encontro às ideias da direção", considerou.
Rui Vitória referiu ainda que depois destas três conquistas (Supertaça, campeonato e Taça de Portugal) agora é hora de "fazer reset, de voltar a zero de forma humilde e partir para novas conquistas". "É importante perceber que não ganhamos porque sim. Isto não caiu do céu, foi fruto de muito trabalho. Primeiro foco: reset e voltar abaixo, para ganhar a Supertaça", referiu, abordando ainda a possível saída de vários jogadores: "Tudo isto foi pensado e estruturado. Não há drama. Se sair alguém vamos à procura ou temos cá dentro. Se sair é porque financeiramente é melhor e leva o Benfica no coração. Se não ficarmos com eles, arranjaremos outros e teremos uma equipa competitiva."
Qual foi o melhor e pior jogo esta época? "Pior o de Setúbal, apesar de termos tido ocasiões suficientes. Foi difícil, pois veio depois da eliminação na Taça CTT. O melhor, em Alvalade foi bem conseguido, assim como aquele em casa com o Vit. Guimarães", respondeu.
Na próxima temporada o plantel vai sofrer alterações, com entradas e saídas: "Pode haver mas isso está nas mãos do presidente. Mas quero deixar claro que tudo isto foi pensado e estruturado. Não há drama. Se sair vamos à procura ou temos cá dentro. Se sair é porque financeiramente é melhor e leva o Benfica no coração. Se não ficarmos com eles, arranjaremos outros e teremos uma equipa competitiva."
Quanto a ele, Rui Vitória, não pensa em sair da Luz. "Estou bem aqui. Nunca fiz cenários", atirou o treinador bicampeão nacional.