Maços de tabaco sem marca é lei no Reino Unido e em França a partir de hoje
Entre a contestação das tabaqueiras internacionais e a congratulação dos ativistas, a lei que obriga à comercialização de maços de tabaco sem marca entrou hoje em vigor no Reino Unido e em França.
Sem as cores e os logótipos normalmente associados às marcas, os novos maços de tabaco vão ter uma embalagem neutra e serão introduzidos nos dois países ao longo dos próximos meses.
Para os ativistas da área da saúde pública, esta medida é um passo importante para a redução da procura de um "produto mortal e viciante".
As leis britânica e francesa surgem alguns anos depois de a Austrália ter adotado uma legislação similar e de ter conseguido reduzir a taxa de tabagismo, especialmente entre os jovens.
Os retalhistas britânicos terão um ano para vender o 'stock' de embalagens antigas, enquanto em França o prazo termina a 01 de janeiro de 2017.
"Por muito tempo (...), as embalagens foram inteligentemente criadas para atrair os jovens para o consumo de tabaco", afirmou a diretora executiva da Fundação Britânica de Pneumologia, Penny Woods.
"A Austrália introduziu a embalagem simples em 2012 e já registou um decréscimo nas taxas de tabagismo", referiu a representante, acrescentando: "Se apenas uma fração das 200 mil crianças no Reino Unido que começam a fumar num ano forem desencorajadas, milhares de vidas vão ser salvas".
Para a ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine, as embalagens neutras têm um propósito bem definido.
"São feias e são assim de forma intencional. O objetivo é destruir o poder de atração de muitos dos maços de cigarros", referiu a ministra.
Tanto no Reino Unido como em França os novos maços vão estar decorados com um verde classificado como "monótono" e 65% do espaço das embalagens, como acontece no resto da União Europeia (UE), vai ser ocupado com alertas à saúde pública.
As grandes tabaqueiras internacionais, como a Philip Morris International, a British American Tobacco, a Imperial Tobacco e a Japan Tobacco International (JTI), tentaram contestar até à última hora (na quinta-feira) esta iniciativa legislativa, mas não conseguiram.
A japonesa JTI já anunciou que pretende recorrer.
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"O facto é que a nossa marca foi erradicada e reiteramos que isso é ilegal", defendeu o diretor da JTI para o Reino Unido, Daniel Sciamma.
Para Simon Clark, do grupo britânico de defesa dos fumadores Forest, estas novas regras de embalagem "tratam os adultos como crianças e os adolescentes como idiotas".
"Ninguém começa a fumar por causa da embalagem", afirmou Simon Clark.
Em Portugal, os maços de tabaco com imagens chocantes, frases de alerta e o número da linha de saúde 24 que disponibiliza ajuda para deixar de fumar começaram hoje a ser vendidos.
No entanto, a introdução destas embalagens vai ser gradual. Foi definido um período de um ano, até 20 de maio de 2017, para escoar as embalagens antigas.