Luto por Andy Irons interrompe Rip Curl Pro Search

A organização do Rip Curl Pro Search, nona etapa do Circuito Mundial da ASP, adiou o retomar da prova porto-riquenha para quinta feira, devido à morte havaiano Andy Irons, campeão do Mundo em 2002, 2003 e 2004.
Publicado a
Atualizado a

"A competição no Rip Curl Pro Search, em Porto Rico será adiada para amanhã [quinta-feira] por respeito à morte do três vezes campeão do Mundo Andy Irons. A competição será retomada após consulta à ASP [Associação dos Surfistas Profissionais] e aos surfistas", refere a organização.

A Rip Curl destaca o "papel especial" de Irons no conceito da prova "Search" -- única licença móvel do circuito --, que o havaiano venceu no México, em 2006, e no Chile, em 2007. Bruce Irons, irmão de Andy, também venceu o "Search", na Indonésia, em 2008.

"Verdadeiramente, o 'Search', o Circuito e o mundo do surf nunca será o mesmo sem ti. As nossas condolências para a família e amigos neste momento doloroso. Descansa em paz, Al, e obrigado", conclui o comunicado da marca organizadora do evento.

Depois de ter terminado o Rip Curl Pro Portugal, em Peniche, na 25.ª posição, Irons, 32 anos, ficou afastado do "Search", que decorre em Porto Rico, já devido a problemas de saúde, tendo morrido, vítima de dengue, em Dallas, nos Estados Unidos, quando regressava à localidade havaiana de Kauai.

Irons nasceu a 24 de Julho de 1978, em Oahu, no Havai, venceu o primeiro campeonato profissional aos 18 anos, sagrou-se tricampeão e terminou em segundo lugar, atrás do norte-americano Kelly Slater, em 2005 e 2006.

Entre a elite desde 1998, Irons conquistou 19 vitórias em campeonatos e era o único surfista com triunfos em todas as provas do Circuito Mundial, a última das quais conquistada em Setembro, na Polinésia Francesa, o Billabong Pro Tahiti, da quinta etapa.

Afastado da competição durante o ano de 2009, o havaiano regressou este ano ao Circuito Mundial -- ocupava actualmente o 16.º lugar do "ranking".

Depois da consagração da australiana Stephanie Gilmore como tetracampeã mundial e vencedora do evento feminino, ainda só foram disputadas as duas primeiras rondas na prova masculina.

Na terceira eliminatória, o português Tiago Pires vai enfrentar o brasileiro Adriano de Souza, enquanto o norte-americano Kelly Slater, líder do circuito e nove vezes campeão do Mundo, vai defrontar o 'wildcard' porto-riquenho Dylan Graves, e o sul-africano Jordy Smith, segundo do 'ranking', vai bater-se com o norte-americano Gabe Kling, 36.º do Mundo.

Com 9250 pontos de vantagem sobre Jordy Smith no arranque da competição, Slater, que venceu recentemente o Rip Curl Pro Portugal, em Peniche, só precisa de terminar no terceiro lugar para conquistar o seu décimo título Mundial, mas até pode sagrar-se campeão com outra classificação, dependendo da prestação do sul-africano.

O período de espera do campeonato, que antecede o Billabong Pipe Masters, no Havai, prolonga-se até 10 de Novembro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt