Livro sobre Lúcio Feteira chega hoje às livrarias
Um prólogo que retrata uma das herdeiras de Lúcio Feteira como uma mulher "triste", afundada em processos judiciais, que acabou por ser assassinada na noite de 07 de Dezembro de 2009, "depois de ter mencionado vagamente um compromisso para esse dia com (...) Duarte Lima, o seu conselheiro jurídico, a pedido deste", escreve Miguel Carvalho.
"O leitor mais atento à telenovela da herança e do crime, espero, vai perceber com este livro a origem do dinheiro e das rivalidades, promete o jornalista.
Miguel Carvalho recua no tempo mais de um século, à procura da família Feteira, da origem do dinheiro que se multiplicou e, nas mãos da personagem Central, Lúcio Feteira, se transforma numa herança tão "disputada" quanto "amaldiçoada".
O pré-lançamento nacional do livro está marcado para sábado, para a 'casa' de uma das outras herdeiras, a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, terra onde nasceu Lúcio Feteira.
"Há claros sinais de que foi um benemérito na Vieira de Leiria, isso é verdade, mas as gentes da Vieira pagaram duramente durante décadas, de uma forma muito dorida, a influência e o poder da família Feteira", sustenta Miguel Carvalho, destacando o facto de dedicar um capítulo ao irmão de Lúcio, intitulado "Albano Feteira, o Terror da Vieira".
De resto, a apresentação do livro em Vieira de Leiria, sublinha o autor, "é uma forma de devolver a memória à gente digna da Vieira, à Junta de Freguesia e aos seus representantes, os poucos que a têm procurado preservar", revela.
O livro que chega hoje às livrarias é o primeiro de dois volumes. O segundo deverá estar pronto "lá para a Primavera".
Miguel Carvalho explica que as obras "não pretendem ser o julgamento de um homem, mas o resultado de uma investigação jornalística sobre o percurso sombrio e visionário que causa, consensualmente, tanto fascínio".
O próximo volume será muito dedicado ao período da revolução e pós-25 de Abril, depois do primeiro retratar uma época que vai desde o século XIX até à década de 60 do século XX.
O livro, que inclui 16 páginas de fotografias, "a sua esmagadora maioria inéditas", nasce de uma "obsessão" de Miguel Carvalho, jornalista da revista Visão, com a personagem de Lúcio Tomé Feteira, depois de ter sido enviado em Agosto de 2010 a Vieira de Leiria para recolher informação para um artigo.
"Lúcio Feteira, a história desconhecida" terá três sessões de lançamento. A primeira, em Vieira de Leiria, a segunda dia 04 de Dezembro, às 17:00, em Lisboa (FNAC-Chiado), com a presentação do escritor Mário Zambujal, e a terceira a 09 de Dezembro, no Porto, na FNAC-Norteshopping, pelas 22:00, com apresentação do jornalista Carlos Daniel.