Livro polémico sobre rainha de Espanha em Portugal
Dois policiais, um romance histórico, uma biografia ficcionada da família Gandhi, por Javier Moro, e uma biografia do brasileiro Paulo Coelho são algumas das 14 obras que a Planeta editará até Julho.
"Iniciamos este projecto com muito entusiasmo e também com uma grande ambição (...), trazer uma maior vitalidade ao mercado do livro em Portugal", declarou Juan Mera, director da editora espanhola Planeta em Portugal, na apresentação do novo projecto editorial, em Lisboa.
A Planeta pretende publicar até ao final deste ano entre 35 e 40 títulos de um catálogo que pretende generalista, de ficção e não-ficção, "inicialmente para um público adulto e jovem", de autores estrangeiros e também portugueses, embora não tenha ainda anunciado nomes.
Já em Março, a editora publicará dois romances policiais da norte-americana Donna Leon, "Morte no Teatro La Fenice" - uma nova edição portuguesa, dez anos após a primeira - e "O Estranho Caso Ford".
A autora, cuja obra está traduzida em mais de 20 línguas, é considerada uma "grande dama do crime" e os seus livros, centrados nas investigações do comissário Guido Brunetti, são um êxito não só nos Estados Unidos como na Europa.
Seguir-se-á "O Coração do Rei", um romance histórico da autoria da jornalista brasileira Iza Salles, sobre a vida secreta de D. Pedro, rei de Portugal e imperador do Brasil, narrada por Frei António de Arrábida, seu tutor e confidente.
"O Último Patriarca" é o título do segundo romance da autora-revelação da literatura catalã Najat El Hachmi, sobre uma jovem marroquina, vítima de uma estrutura patriarcal arcaica e machista que luta pela liberdade.
A obra, que valeu à autora o Prémio Ramón Llull 2008 para obra inédita em língua catalã e que também vai ser publicada em Itália, França e Reino Unido, será por ela apresentada em Portugal.
Ainda na área da ficção, a Planeta vai lançar "O Segredo do Alquimista", de Scott Mariani, um dos mais reputados autores do género, que se tornou um autor de culto com apenas três obras.
Os direitos deste romance, que conta a história da busca do manuscrito com a fórmula do elixir da vida, foram já vendidos para 25 línguas e também para adaptação ao cinema.
Depois, será editado "Dracula - The Un-Dead", considerado a sequela oficial de "Drácula" - o grande clássico do terror - escrita por Dacre Stoker e Ian Holt a partir do manuscrito inacabado do bisavô do primeiro, Bram Stoker, e cujos direitos foram também já vendidos para um filme.
Javier Moro, autor da obra "Uma Paixão Indiana", publicada em Portugal em 2007, surge agora com "O Sari Vermelho", a biografia ficcionada da família mais famosa da Índia, os Gandhi, a partir da história de amor entre a estudante italiana Sónia e Rajiv, filho de Indira Gandhi.
Na área da não-ficção, a Planeta vai apostar na publicação de uma obra sobre a rainha Sofia de Espanha, intitulada "A Rainha Bem de Perto", escrita pela jornalista Pilar Urbano, após uma série de conversas em que a monarca revelou as suas opiniões sobre temas como o aborto, o suicídio, o casamento gay e os grupos de poder.
"O Mago" é como se chama a biografia do escritor brasileiro Paulo Coelho, cuja "história insólita" é contada pelo jornalista Fernando Morais, que acompanhou o autor em viagem, falou com pessoas que o conheceram e teve acesso a documentos secretos para escrever a obra, já publicada em 30 países e que virá a Portugal apresentar.
O jornalista e escritor francês Dominique Lapierre virá também lançar o seu livro "Um Arco-Íris na Noite", o resultado de três anos de pesquisas que reconstituem a história da África do Sul, marcada pelo apartheid.
O primeiro livro do nova-iorquino Michael Greenberg, colunista do Times Literary Supplement e colaborador de várias outras publicações, como The New York Review of Books, The Oprah Magazine e The Village Voice, é outra das apostas do projecto editorial da Planeta em Portugal para este ano.
Chama-se "Até ao Amanhecer" e é um testemunho sobre a relação entre um pai e a sua filha de 15 anos que sofre de doença bipolar.
Na ficção juvenil, a Planeta publicará os dois volumes de "Crónicas Vampíricas", de Lisa J. Smith, intitulados "Diário I - Despertar" e "Diário II - Conflito", e ainda "O Exército Negro", de Santiago Garcia-Clariac.