Lançamento do 'Dictionarium lusitanico-latinum'
Agostinho Barbosa nasceu em Aldão, Guimarães, em 1590. Em 1611, com apenas vinte e um anos, publicou o Dictionarium lusitanico-latinum, tornando-se assim o segundo estudioso a ocupar-se da língua vernácula (linguagem popular comum) em Portugal. Estudou leis e cânones na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1616.
Percorreu, em estudo, as universidades principais de vários países, vindo a doutorar-se em Roma em 1621. Autor de uma vasta obra de direito canónico, foi um dos maiores especialistas da época neste domínio.
A sua obra continua a ser citada até hoje, sobretudo em estudos editados na Itália e na Alemanha. Depois de quase três décadas como sacerdote, foi nomeado, em 1649, bispo de Ugento, no reino de Nápoles, onde faleceu no mesmo ano.
Brian Franklin Head.
Depois de doutorar-se em linguística na Universidade do Texas em 1963, Brian Franklin Head leccionou em diversas Universidades dos Estados Unidos (Texzas, Nova Iorque), em Portugal (Coimbra), no Brasil, no Chile, e novamente em Portugal (Braga).
Especialista em linguística das línguas românicas e semíticas, tem publicado estudos sobre a língua portuguesa principalmente nas áreas da variação e mudança, na história da língua e na lexicografia.