Kécia e as E-DEN venceram festival de pop coreano em Lisboa
Centenas de fãs portugueses do K-Pop, a música pop sul-coreana, encheram domingo o espaço Lisboa ao Vivo para assistir ao concurso destinado a selecionar os representantes portugueses na final do K-Pop World Festival, que se realizará no outono na Coreia do Sul, depois de várias fases de apuramento. Entre nove concorrentes, o júri votou como vencedora na categoria canto Kécia de Sousa Costa, que interpretou Breathe, original de Lee Hi, e na categoria de performance o grupo E-DEN, que apostou em reencarnar Lady das EXID.
Organizado todos os anos pela embaixada sul-coreana em Portugal, tal como por dezenas de representações diplomáticas mundo fora, o festival celebra a popularidade da música popular do país asiático, conhecido por produzir telemóveis da Samsung e carros da Hyunday, mas que é também uma potência exportadora de música e séries televisivas, sobretudo para os países vizinhos.
Depois de em anos anteriores ter sido realizado no Teatro Maria Matos e no Auditório do Museu do Oriente, o festival mudou-se para o espaço Lisboa ao Vivo, em Marvila, onde as condições para um concerto jovem são mais apropriadas, segundo um elemento da embaixada.
Desta vez, antes de serem anunciados os vencedores, o festival teve uma segunda parte com um concerto da cantora de jazz Woongsan, que veio da Coreia do Sul para esta atuação em Portugal. Nome popular na Coreia do Sul e no Japão, cantou para os portugueses O Tempo Não Para, de Mariza, que disse admirar muito. Também em português foi o discurso de boas-vindas do embaixador Chul-min Park.