Judite Nascimento e Artur Furtado vão à 2.ª volta das eleições na Universidade de Cabo Verde

Os candidatos Judite Nascimento e Artur Furtado vão à segunda volta das eleições na Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV), após serem os mais votados na primeira volta do escrutínio realizado sexta-feira, confirmou hoje fonte oficial.
Publicado a
Atualizado a

A informação foi avançada agência Lusa pelo presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Spínola, indicando que, segundo os resultados provisórios, nenhum dos quatro candidatos conseguiu a maioria absoluta para vencer à primeira volta e, por isso, será disputado um segundo escrutínio.

Na primeira volta das eleições, Judite Nascimento, que concorre a um segundo mandato, obteve 43,6% dos votos, seguida de Artur Furtado, que conquistou 36,4% dos votos dos cerca de quatro mil eleitores, entre professores, alunos e funcionários da Uni-CV.

Carlos Spínola avançou que o dia para a realização da segunda volta vai ser marcado só quando foram apurados os resultados definitivos, o que deverá acontecer ainda hoje.

Nesta que é a primeira vez em que há quatro concorrentes ao cargo de representante máximo da Uni-CV para os próximos quatro anos, as candidatas Corrine Almeida (13,5%) e Eurídice Monteiro (6,5%) ficaram pelo caminho.

Sem precisar para já os níveis de participação, Carlos Spínola disse que o ato eleitoral decorreu de forma normal durante todo o dia de sexta-feira, tendo registado uma "pequena agitação", mas que não manchou a eleição.

Podem candidatar-se ao cargo de reitor da Uni-CV os docentes doutorados com pelo menos três anos de experiência, de investigação e ou de gestão no ensino superior em Cabo Verde.

Podem votar os professores, alunos e funcionários da instituição de ensino superior, que tem quase seis mil estudantes.

Depois de 2014, esta é a segunda vez que a Uni-CV realiza eleições diretas para a escolha do seu máximo representante.

Tendo começado a funcionar em 2006, a Uni-CVo teve como primeiro reitor António Correia e Silva (2006 - 2011), a quem se seguiu Paulino Fortes (2011 - 2014), ambos nomeados pelo Governo, e Judite Nascimento, eleita há quatro anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt