Jornalismo para a cidadania
Os alunos do 10.º ano do Centro de Estudos de Fátima protagonizaram mais uma sessão de formação e interatividade na galeria do Diário de Notícias. Esclarecidos sobre a importância de estar informado, de modo a tomar decisões livres e conscientes, os alunos assistiram ao documentário "Histórias do DN".
A capacidade de consultar e compreender os conteúdos que os diferentes órgãos disponibilizam ao grande público é um desafio para os mais novos. Desse modo e através da literacia mediática, o uso esclarecido dos novos media permite uma navegação mais cuidada e segura pelos diferentes sites.
A discussão entre a leitura de notícias no online ou no formato impresso dos jornais tem sido longa. Duas das alunas do Centro de estudos de Fátima apresentaram os seus argumentos quando questionadas sobre o tema.
Nicole Nascimento, de 15 anos, referiu a importância da leitura através do online, uma vez que "este universo possibilita a pesquisa de mais pormenores sobre a notícia que lemos". Todavia, nas palavras da aluna Rita Reis, "a internet deixa-nos mais distantes da notícia, pois muitas vezes a mesma está incompleta". O importante de ler um jornal impresso é "poder sentir o papel e poder transportá-lo para qualquer lado, independente de ter ou não acesso à Internet".
O exercício da atividade jornalística carateriza-se, além da presença na divulgação e construção de informação, pela participação em processos de cariz político e social, assumindo a designação de jornalismo cívico. Para os alunos "o jornalismo atua no reforço e na construção da cidadania, seguindo normas e procedimentos, valorizando as principais fontes de informação".
O docente de Educação Física, Luís Morgado, afirmou que os objetivos da visita de estudo "foram alcançados", salientando a "importância da atividade 'Faz a tua 1.ª página' e da visita à redação".