Jardim Monte Palace foi a 'primeira paixão' de Berardo
A 'primeira paixão' de arte assumida pelo coleccionador Joe Berardo é o núcleo museológico instalado no Monte Palace, na Madeira, projecto idealizado há 25 anos e ainda inacabado, num jardim onde centenas de peças convivem com a natureza.
Numa entrevista à Lusa, Berardo disse que o projecto Jardim Tropical Monte Palace, situado a cinco quilómetros do Funchal e ocupando uma área de 70 mil metros quadrados, 'foi uma experiência global'.
'Mesmo que eu viva 50 anos, nunca poderei fazer uma obra como esta. Foi a minha primeira paixão pela arte relacionada com a natureza', diz.
Antes de optar pela localização, percorreu diversos países à procura do sítio ideal para mostrar as peças que coleccionara.
Terá sido o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, a sugerir-lhe aquela quinta, por onde passaram ingleses e gibraltinos, que estava hipotecada.
Recorda que o local estava abandonado e implicou um grande esforço para o tornar no espaço que é hoje, visitado por mais de 200 mil pessoas por ano.
'O projecto foi-se desenvolvendo. Tive de fazer homenagem aos nossos descobridores que passaram pelo Oriente, aos que descobriram a África, a América do Sul, com o museu que tem as pedras preciosas relacionadas com Brasil e África do Sul', explica.
'Ainda estou a tentar acabar o projecto, com uma coisa relacionada com a Índia. Já tenho peças armazenadas e é a única coisa que falta', confessa.
O Jardim Tropical Monte Palace alberga duas exposições permanentes a 'Paixão Africana' de esculturas e 'Os Segredos da Mãe Natureza' composta por minerais e pedras preciosas.
Veja o VÍDEO:
[youtube:P54hgbgVC_w]