Índia compra mais de 1000 aviões
As companhias aéreas da Índia fizeram um pedido à Boeing para a compra de 1080 aviões até 2026, o que tornará aquele país como o terceiro com mais aparelhos no mundo, apenas atrás dos Estados Unidos e da China.
Pelos dados estatísticos, cerca de 220 milhões de indianos viajaram de avião no último ano, e as companhias aéreas entendem que a atual frota de 480 unidades não é suficiente. Esta análise, no entanto, é contrária à da CAPA, centro de análise de estatísticas para a aviação mundial, que considera um exagero o pedido de 1080 aviões.
"Uma expansão sem precedentes como esta irá colocar muita pressão no sistema de aviação da Índia, A indústria está a subestimar os desafios que vêm aí", salientou a CAPA, considerando que o facto de a Índia ter apenas 70 dos atuais 400 aeroportos em funcionamento poderá prejudicar o setor.
"A compra de aviões nesta escala exigirá o desenvolvimento maciço de infraestruturas e recursos qualificados, isto a um ritmo que nunca foi visto na Índia. O estacionamento e os slots de pista são escassos e isso poderá prejudicar", consideraram.