Guerra na Ucrânia. Universidade de Coimbra associa-se a iniciativas de recolha de donativos
A Universidade de Coimbra (UC) associou-se às contribuições para duas iniciativas conjuntas de recolha de donativos financeiros para apoiar deslocados e refugiados da guerra, reiterando também disponibilidade para acolher estudantes e investigadores ucranianos.
"Uma das iniciativas é promovida pela aliança EC2U (European Campus of City-Universities), consórcio integrado pela Universidade de Coimbra e mais seis congéneres europeias, e está centralizada na Universidade de Iasi, cidade do nordeste da Roménia (a cerca de 160 km da fronteira com a Ucrânia). Os donativos podem ser enviados para a conta conjunta com o IBAN RO76BRDE240SV78361832400 (Beneficiário: Fundația Alumni - Universitatea Alexandru Ioan Cuza din Iasi; Código de Identificação Fiscal: 21591880; Banco: BRD - Groupe Société Générale; SWIFT: BRDEROBU; BIC: BRDE)", explicou a UC no seu site oficial.
"A outra campanha é dinamizada pela UC em parceria com Embaixada da Moldávia em Portugal, país que partilha cerca de 900 km de fronteira com o sudoeste ucraniano e que - como a vizinha Roménia - tem recebido grandes vagas de refugiados provenientes da Ucrânia. Os donativos em euros podem ser realizados para o IBAN MD14NBPBBP144121A01344QI (Beneficiário: Ministry of Finance of the Republic of Moldova - State Treasury; Código de beneficiário fiscal 1006601000037; Banco: National Bank of Moldova; SWIFT: NBMDMD2X). Para mais informações - ou obter referências de transferências bancárias em Lei ou Dólar -, os interessados deverão contactar a Divisão de Relações Internacionais da UC através do endereço dri@uc.pt", pode ler-se.
Além destas duas iniciativas, a UC está à disposição do governo português para acolher estudantes e investigadores refugiados de guerra provenientes da Ucrânia, avançou na terça-feira o reitor Amílcar Falcão.
"Perante os desenvolvimentos mais recentes no panorama internacional, a UC fica à disposição do Governo de Portugal para acolher de forma condigna estudantes refugiados de guerra provenientes da Ucrânia, ativando o nosso Fundo de Apoio aos Refugiados, que regularmente mobilizamos para situações similares na ajuda a estudantes provenientes de outras zonas do globo", apontou.
Na sua intervenção na sessão solene comemorativa do 732.º aniversário da UCa, que decorreu durante a manhã, Amílcar Falcão apelou ainda à generosidade de toda a comunidade académica, no sentido de apoiarem o povo ucraniano e, em particular, "as vítimas inocentes que são sempre os mais sofrem nestas circunstâncias".