Furacão Laura atinge costa do Lousiana com ventos a atingir os 240 km/hora

O furacão ameaça provocar inundações "catastróficas" e as autoridades ordenaram a evacuação da área de Lake Charles, onde vivem cerca de 200 mil pessoas.
Publicado a
Atualizado a

O furacão Laura, de categoria 4, num máximo de 5, atingiu esta quinta-feira a costa do estado norte-americano do Louisiana, com ventos máximos sustentados até 240 quilómetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

"Extremamente perigoso", advertiu o NHC. O governador do Texas, Greg Abbott, falou num poder "sem precedentes" e pediu aos cidadãos para saírem "do caminho do perigo". "A vossa propriedade pode ser substituída", pediu.

Às 01:00 (07:00 em Lisboa), o furacão, que ameaça provocar inundações "catastróficas", de acordo com o NHC, atingiu a costa perto da cidade de Cameron.

As autoridades já ordenaram a evacuação da área de Lake Charles na terça-feira, onde vivem cerca de 200 mil pessoas.

As imagens e os vídeos que têm sido publicados nas redes sociais mostram a intensidade com que o furacão atingiu o estado do Louisiana.

O Laura, que já matou 21 pessoas no Haiti e outras quatro aquando da passagem pela República Dominicana, ameaça agora o Louisiana e o leste do Texas.

Os meteorologistas previram, no entanto, um "enfraquecimento rápido" da tempestade, agora que o furacão atingiu o continente.

Ainda assim, esperava-se que o Laura causasse inundações generalizadas em estados distantes da costa, tendo sido emitidos alertas para grande parte do Arkansas.

Segundo as previsões, o furacão pode mesmo voltar a ser uma tempestade tropical assim que atingir o Oceano Atlântico, potencialmente ameaçando o Nordeste.

Os meteorologistas disseram que fortes chuvas podem atingir até sexta-feira partes do Missouri, Tennessee e Kentucky.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt