Fraude ensombra mascote do Mundial

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O proprietário da empresa alemã Nici, responsável pela produção da mascote oficial do Mundial de Futebol na Alemanha, confessou ter defraudado bancos e empresas financeiras em cerca de 40,5 milhões de euros. Ottmar Pfaff, detido sábado para ser interrogado pelo procurador público da cidade alemã de Hof, contava com as vendas do leãozinho "Goleo" para ajudar a resolver os problemas financeiros da empresa, que há cerca de uma semana declarou falência.

De acordo com o advogado de defesa de Ottmar Pfaff, citado pela AFP, as actividades fraudulentas remontam a 2000, mas a intenção do seu cliente era "salvar a empresa", que atravessava graves dificuldades financeiras. O fabricante de brinquedos bávaro contava com os direitos exclusivos de produção do leãozinho de peluche do Mundial 2006 , pelos quais pagou 28 milhões de euros, para ajudar a sanar as contas e impedir a falência da empresa. Mas as vendas da mascote renderam até agora apenas 14 milhões de euros, contra os 35 milhões esperados, alegou o advogado Wolfgang Ding- felder.

O escândalo rebentou três semanas antes do campeonato mundial de futebol , que se inicia dia 9 de Junho na Alemanha, na sequência de uma queixa contra Ottmar Pfaff por "falsificação de contas". O fisco detectou irregularidades no balanço de 2005 e as contas da empresa estão a ser investigadas desde 2000, ano em que Ottmar Pfaff, co-fundador da Nici, assumiu o seu conselho executivo. Em resultado, Otmar Pfaff foi imediatamente destituído do cargo e foi pedida a falência da Nici.

O advogado de defesa garante que a prioridade do seu cliente "é salvar o maior número de empregos possível" e que Ottmar Pfaff está disposto a cooperar com o administrador judiciário encarregado do processo de insolvência da empresa, Michael Jaffé.

Detida em 88% pela família de Pfaff, a Nici conta com uma rede de 37 lojas na Alemanha e filiais em França, Reino Unido, Dinamarca, Hong Kong, Coreia do Sul e China, empregando 576 pessoas. A comissão executiva destacada para conduzir temporariamente a empresa, sob a supervisão de Michael Jaffé, já anunciou estar em conversações com bancos e investidores interessados em comprar parte da Nici.

"O nosso objectivo é assegurar a continuidade das actividades comerciaise reestruturar as operações o mais rapidamente possível", explicou Jaffé em comunicado. E, para sossego da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e dos fãs, garantiu também que a comercialização da mascote "Goleo" não irá sofrer qualquer interrupção. C

'Vai, leão'

O simpático "Goleo" foi criado em Los Angeles, pela Jim Henson Company, para ser a mascote oficial do Mundial 2006 . O leãozinho veste a camisola da selecção alemã e vem acompanhado da sua inseparável bola falante "Pille". De acordo com o site da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a excêntrica dupla tem como objectivo "transformar a Copa do Mundo FIFA em uma grande festa, alegre e inesquecível, e deseja aproveitá-la ao máximo ao lado dos fãs de todo o mundo, festejando cantando e dançando durante quatro semanas". A vida corre bem ao leãozinho "Goleo", que até já está a gravar um disco, mas o mesmo não se pode dizer da empresa que comprou os direitos de produção exclusiva do boneco de peluche. As contas do fabricante bávaro de brinquedos Nici estão a ser investigadas por fraude, o seu fundador encontra-se preso para averiguações e a empresa foi colocada ao abrigo da lei das falências.

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