Festas em conflito com mudança de datas

Romaria das Feiras Novas antecipou a data e agora coincide com a Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora
Publicado a
Atualizado a

Duas das maiores festas minhotas, e que de resto praticamente encerram o calendário das grandes romarias, andam por estes dias de candeias às avessas. É que a organização das Feiras Novas, em Ponte de Lima, decidiu antecipar as festas, que passaram a coincidir com a Romaria da Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha.

Trata-se da romaria mais popular do concelho de Caminha, remontando a 1883 e tem como ponto fulcral o antigo lugar da Lagarteira além da saída dos andores ao mar. De acordo com Francisco Sampaio, presidente da Comissão de Festas, "pena é" que as Feiras Novas de Ponte de Lima tenham sido antecipadas para o mesmo fim-de-semana das festas da Senhora da Bonança e só vê uma solução: Que a câmara municipal, "a bem de todos", revogue a decisão.

"Nós mantemos a nossa data, porque não temos nada que alterar o que sempre foi assim. Quem alterou, sem sequer nos informar ou à Câmara de Caminha, é que deve pensar no que quer fazer. Em Setembro não há gente para duas festas desta dimensão no mesmo dia", apontou Francisco Sampaio, ex-presidente da Região de Turismo do Alto Minho.

A poucos quilómetros de distância, mais de uma semana antes do que era normal até agora, arrancam também hoje as Feiras Novas de Ponte de Lima em que a novidade é mesmo a sua antecipação. Em Ponte de Lima a festa passa a fazer-se de 11 a 13 de Setembro para, explicou o presidente da autarquia, "evitar a colisão com o arranque do ano lectivo", além das vindimas, que também decorrem nesta altura. Com esta alteração, Victor Mendes acredita que haja um acréscimo de visitantes aos milhares que habitualmente passam pelas Feiras Novas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt