Exibir a gravidez com orgulho

Lembra-se dos biquínis com um véu a tapar a barriga de grávida? Tempos que já lá vão e que não deixam saudades. Agora a mulher pode manifestar com total liberdade e indiferente a censuras todo o orgulho que uma barriga de grávida representa. O Festival de Cinema de Cannes foi disso exemplo.
Publicado a
Atualizado a

Já lá vai o tempo em que as mulheres cobriam a barriga e usavam roupa larga durante a gravidez... Cada vez mais elas fazem questão de mostrar - e com orgulho - essa marca tão natural e bonita da maternidade. Em Cannes, onde na última semana e meia decorreu o Festival de Cinema, foram pelo menos três as personalidades que surgiram com roupas que não só evidenciavam como deixavam completamente à mostra as barrigas de grávida.

Correram mundo as imagens da brasileira Adriana Lima, 40 anos, a desfilar na passadeira vermelha a 18 de maio, para a estreia de Top Gun: Maverik, com um vestido preto longo, de manga comprida, mas aberto precisamente na zona da barriga.

Na semana passada, na estreia de Elvis, novamente a barriga em evidência, num modelo inspirado na Princesa Leia de Guerra das Estrelas: O Regresso de Jedi.

Na quinta-feira, mais duas modelos decidiram realçar o orgulho da maternidade: a australiana Shanina Shaik, 31 anos, que já antes usara um vestido justo preto que evidenciava a barriga, apresentou-se na tradicional gala de beneficência contra a sida com um vestido branco que a deixava completamente a descoberto; e a franco-suíça Nabilla Benattia, 30 anos, que ousou com um modelo preto e branco até aos pés aberto na zona da barriga proeminente.

Será que a moda pega? "Não tem a ver com tendência de moda. Tem a ver com as grávidas quererem mostrar com orgulho a sua barriguinha", defende a estilista Fátima Lopes, realçando que "não faz sentido nenhum" as grávidas esconderem a barriga. "É uma realidade, um orgulho", diz.

Na foto que partilhou nas redes sociais, a brasileira Adriana Lima agradeceu a Rihanna por ter aberto essa porta, depois de a cantora ter surgido em fevereiro, na Semana da Moda de Paris, com um vestido justo apesar da barriga enorme.

Mas Fátima Lopes lembra que, muito antes, já em Portugal isso se tinha feito. "Há 30 anos, no meu primeiro desfile no Convento do Beato desfilou uma barriga muito marcada", realça. E há 17, estava Marisa Cruz grávida, também desfilou com um top que deixava a barriga bem visível, acrescenta.

"Da primeira vez, se calhar, as pessoas ficaram chocadas. Da segunda gostaram porque era a Marisa Cruz. Agora já é altura de a sociedade estar preparada para isso", defende a estilista portuguesa. E lembra-se de ter visto recentemente Ana Moura grávida em palco com a barriga assumidamente à mostra. Aliás, a fadista mostra orgulhosamente a barriga nua em todo o videoclipe da música Agarra em Mim.

YouTubeyoutubedlr-xVR1rZs

"Estes nove meses de gravidez fizeram-me descobrir que é possível sentirmo-nos sensuais e bonitas com um corpo transformado. O vídeo que sai amanhã manifesta esta experiência que foi o mais próximo que estive de me sentir uma super heroína", escreveu Ana Moura no Facebook antes do lançamento.

"Uma barriga de grávida é sempre bonita de se exibir", diz Fátima Lopes, estilista que toda a vida fez modelos com cortes na zona abdominal. E este ano as mulheres vão andar mais de barriga à mostra. Grávidas ou não. O importante é que se sintam bem.

sofia.fonseca@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt