Está frio mas não chove. E não faltam festas de fim de ano na rua

Por esse país fora, vai haver muitas iniciativas para celebrar a passagem de ano. E até o tempo ajuda, não havendo previsões de chuva, à exceção da Madeira. Aqui ficam 26 festas na rua, gratuitas, com animação, música e fogo de artifício.
Publicado a
Atualizado a

O fim de ano no Terreiro do Paço, em Lisboa, vai começar com o DJ Nuno Luz, da Rádio Comercial, às 21h30, que será seguido pelo concerto da banda Os Quatro e Meia às 22h30. Para assinalar a entrada em 2024, à meia-noite começa o espetáculo de fogo-de-artifício sobre o rio Tejo, que vai durar 13 minutos, e a noite continua com mais música do DJ Nuno Luz até às 01h00. À semelhança de anos anteriores, a Freguesia do Parque das Nações recebe o ano novo com o tradicional fogo de artifício disparado a partir de barcaças no rio Tejo.

Para se despedir de 2023 e entrar em festa em 2024, o Porto conta com quatro grandes concertos. Com a música de volta à Avenida dos Aliados, os We Trust começam a aquecer a noite a partir das 22h30, aos quais se seguem , pelas 00h10, o reggae, dancehall e R&B de Richie Campbell. Para os mais resistentes, o live act é assegurado, pela noite dentro, pela música eletrónica do DJ Zinko. Nos Jardins Palácio de Cristal, Carolina Deslandes é a primeira a subir ao palco, seguindo-se Jimmy P. Nos dois palcos, o coletivo OCUBO assina o espetáculo multimédia "Porto Amado", que servirá de contagem decrescente, a partir das 23h50. Já na Praça da República, a contagem decrescente faz-se com humor e terá um convidado especial: Francisco Menezes.

A Baía de Cascais será o palco de uma passagem de ano em que 200 drones autónomos, sincronizados com precisão, pintarão o céu de cor ao som de música e na companhia de fogo de artifício, que iluminará o espelho de água. A harmonia entre inovação e espetáculo tradicional promete uma experiência visual única.

Em Almada a passagem de ano faz-se junto à Fragata D. Fernando II e Glória. A festa começa às 22h00 com um concerto de Fernando Daniel, seguido de um espetáculo de música e pirotecnia. A festa é encerrada com Mário Cotrim, conhecido no mundo do hip hop como ProfJam.

Com início a partir das 22h30, com a frente ribeirinha setubalense como cenário de fundo, as festividades repartem-se por dois palcos de música ao vivo. No Palco Doca dos Pescadores, atuam Lena d"Água e o DJ Pedro Monchique. No palco Rockalot, Jorge Nice apresenta um concerto com músicas originais e versões próprias, além do humor que o caracteriza. À meia-noite naturalmente que não falta o espetáculo de fogo de artifício, sobre as águas da baía de Setúbal, para festejar a chegada do novo ano.

No concelho do Seixal, é na zona ribeirinha de Amora que se vão dar as boas-vindas a 2024, na companhia dos Cais Sodré Funk Connection, a partir das 22h00. À meia-noite acontece o espetáculo de luz e cor com o fogo de artifício a ser lançado em todas as freguesias.

O município da Nazaré festeja o fim de ano na rua com música e fogo-de-artifício, numa festa que decorre durante três dias ao longo da marginal. O programa conta com Jorge Guerreiro, no dia 29, às 22h30, na Tenda Orbital. No dia 30 sobem ao palco os Polo Norte (22h30) e, no dia 31, o Usados com Garantia (22h00), na Tenda Orbital, e a Banda Xeques Orquestra, no Palco Norte, às 23h00. A entrada no novo ano será festejada com fogo-de-artifício, na praia, e com a música de Diogo Menasso, a partir das 02:00, na Tenda Orbital. Os bares terão horário alargado: até às 6h00 a 29 e 30 e até às 8h00 a 31.

É na praia de Santa Cruz que se celebra a passagem de ano. A partir das 22h00 a Banda Raska atua no Largo Jaime Batista da Costa num concerto que se prolonga até à 1h30, apenas interrompido para o fogo de artifício no miradouro da Praia Formosa.

Santarém celebra a Passagem de Ano com a banda portuguesa HMB, que vai atuar no Campo Infante da Câmara, junto à Casa do Campino, a partir das 00h15. A festa tem início às 21h00, com um programa para toda a família, onde não vai faltar muita música e carrinhas de "comes e bebes". O Grupo Cabra Cega sobe ao palco às 22h30 para aquecer a plateia. Às 00h00 é lançado um magnífico fogo de artifício, do Campo Chã das Padeiras, e 15 minutos depois, chegam os HMB com um reportório que vai do soul ao R&B, do jazz ao funk e ao hip hop.

A autarquia promete uma passagem de ano de cortar a respiração. A festa, que leva o nome CarpenoX, já começou na quinta-feira - esta sexta-feira conta com um espetáculo de Richie Campbell -, mas na noite de fim de ano aposta na coreografia aérea, "que se pretende histórica", num espetáculo piromusical aquático e na projeção laser. A banda The Gift será a grande atração, no ano em que celebra 30 anos de carreira, incluindo no seu espetáculo um outro, o Amália Hoje, mas a DJ Rita Mendes também participará na animação.

A festa "Revenge of the 2000s" os destaques musicais das comemorações de passagem de ano que duram dois dias, no Jardim Manuel Bivar, em Faro. Este sábado, Pedro Mafama atua a partir das 22h00, seguindo-se uma festa "Cave do Bolas", com o DJ Nuno Silva, dedicada às sonoridades dos anos 80, a partir das 23h30. Já no último dia do ano, a festa será dedicada a outra década e está a cargo da "Revenge of the 2000"s", a partir das 22h00 e até às 04h00. À meia-noite, haverá o tradicional fogo de artifício.

O Jardim Pescador Olhanense é o palco das festas em Olhão, que já começam na sexta-feira com Luís Guilherme e que este sábado contam com uma atuação de Herman José. A última noite do ano oferece dois espetáculos: os 3AM Band atuam a partir das 22h00 e os RED (Rapazes Extremamente Divertidos) animam o público a partir das 23h30, com uma pausa para contar os últimos segundos antes da chegada de 2024.

Na zona poente do Casino da praia de Monte Gordo a festa de fim de ano começa com o Duo Reflexo. Diogo Piçarra é a grande atração logo após o fogo de artifíco, ao qual se segue Pete tha Zouk.

As festividades arrancam na sexta-feira com The Peakles - este sábado o espetáculo está por conta da RFP Time Machine - e preveem a atuação de Turb'Ó Baile, além do fogo de artifício, a partir das zonas ribeirinhas de Portimão e Alvor, assim como na Praia da Rocha.

As despedidas de 2023 na cidade de Lagos terão lugar na Praça do Infante com dois dias de concertos. No sábado, atuam os GNR e DJ Miguel Simões e na noite de passagem de ano o palco é de Calema e DJ TobyONE.

É na Praça do Giraldo que se passa o ano em Évora. A festa começa às 22h30 com concertos da Orquestra Bamba Social e de Tiago Nacarato. Após um espetáculo de pirotecnia é a vez de atuar o DJ Foksen.

A festa acontece na Praça da República em Beja, ao som da Banda M80, cuja atuação começa pelas 22h55. Depois do fogo de artifício no castelo, a música prossegue com os DJ Jay Lion e Nelson Miguel.

Tony Carreira e Wilson Honrado são os cabeças de cartaz do Fim de Ano em Coimbra, que vai decorrer em três locais. A noite mais longa do ano começa no Largo D. Dinis, às 21h30, os dj"s Rui Tomé e Luís Pinheiro. Segue-se Matay e, já depois da meia noite, Tony Carreira. A festa prossegue com os djs performers De Vacaciones, que atuam até às 5h00. A Revival Music, na Sé Velha, arranca às 00h15, para uma discoteca a céu aberto com uma playlist totalmente dedicada aos grandes e melhores êxitos dos anos 80 e 90. Na Praça da República, a animação fica a cargo do Dj Pedro Carrilho (a partir das 00h15), sendo que logo a seguir - quando os relógios marcarem as 1h45 - a festa prossegue com Wilson Honrado. Patrick Assis inicia a sua atuação logo de seguida e ficará com a responsabilidade de levar a festa até às 06h00. Haverá, ainda, animação musical no Mercado Municipal D. Pedro V, e, como manda a tradição, o fogo de artifício mantém-se no rio Mondego.

O programa de passagem de ano na Figueira da Foz leva ao palco situado na Praça do Forte, pelas 22h30, os Rock N Riders e, à meia noite, o espetáculo de fogo de artifício e multimédia, ao qual se segue um concerto dos Delfins. A partir das 2h00 apresenta-se o dj Vito. Já este sábado atuam os Calema, seguindo-se à meia noite a dj Ana Isabel Arroja.

Aveiro convida todos a assistirem à contagem decrescente para o novo ano no Canal Central da Ria de Aveiro, na zona do Rossio e áreas adjacentes. Os primeiros segundos de 2024 vão contar com espetáculo piromusical, mas antes, pelas 22h00, na envolvente do Museu Arte Nova há atuações dos DJ Bruma e Francisco Aires Pereira. Depois do fogo de artifício, a festa continua na envolvente Antiga Capitania, com a atuação do DJ Miguel Rendeiro, até às 2h00.

O evento da Passagem de Ano em Viseu já não se vai realizar ao ar livre. Devido às condições climatéricas previstas, o local para a celebração foi alterado para o Pavilhão Multiusos. De resto, mantém-se com José Cid como cabeça de cartaz a atuar a partir das 22h30. Os DJs Overule e André Flor também farão parte da programação, a partir das 00h30 e das 2h00, respetivamente. O espetáculo pirotécnico musical, à meia-noite, acontece junto ao espelho de água.

Nininho Vaz Maia é a grande atração da festa de fim de ano em Castelo Branco, que acontece no centro cívico. A partir das 22h00, o arranque faz-se com os Smells Like 90"s. A noite termina pela 1h30 com os Bad Monkeyz.

A Praça do Município será palco da festa que contará com a atuação da banda Roconorte e de Dj's. A contagem decrescente para 2024 vai ter uma projeção de "vídeo mapping" na fachada do edifício dos Paços do Concelho e fogo-de-artifício.

O Ano Novo será recebido na praça do município a partir das 14h00, do dia 31 de dezembro, com a transmissão do programa "Somos Portugal" da TVI, a Ignição do Madeiro de Ano Novo e, mais tarde, Sons do Minho, a animar a noite mais longa do ano. Ao fogo-de-artifício segue-se o tributo aos ABBA, com os AbbaMia e, noite dentro, a atuação da DJ Ana Isabel Arroja, locutora da Rádio Comercial.

O programa de festas na Madeira, além dos concertos no centro da cidade, terá o espetacular fogo-de-artifício, que será precedido por 20 minutos de animação com recurso a projeção de raios 'laser' e outros efeitos, criando um bailado de luzes. Esta passagem de ano conta com um total de 59 postos de queima de fogo, 27 localizados no anfiteatro do Funchal, 25 entre o cais 8 e a praia do Almirante Reis, cinco no mar e ainda dois no Porto Santo. Na Praça do Povo, às 22h30 atuam os Stardust Acoustic Project, seguido do DJ Sil. Após a meia-noite, o palco é dos Afroson e depois de novo DJ Sil. Além disso, a Câmara Municipal do Funchal volta a promover uma festa gratuita de passagem de ano, no Parque de Santa Catarina, que incluirá concertos de Miguel Pires (We Love Portugal), dos Galáxia, do duo Sandra & Ricardo, do Buzico, encerrando com a animação do DJ Sérgio Soares.

Em Ponta Delgada, a celebração tem início às 21h30 nas Portas da Cidade, com um espetáculo da Banda Cisco Bottle. Segue-se, pelas 22h40, um concerto de David Carreira e à meia noite um espetáculo piromusical. Logo depois, às 00h15, é a vez do DJ Hélder Cunha fazer a festa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt