Espectáculo "Sombras", de Ricardo Pais no Brasil

O espectáculo "Sombras", de Ricardo Pais, actualmente em fase de pré-produção, será apresentado também no Brasil, disse hoje à agência Lusa o administrador do Teatro Nacional de São João (TNSJ).
Publicado a
Atualizado a

Salvador Santos afirmou que o espectáculo será apresentado em São Paulo, com estreia a 10 de Junho de 2011, no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado em 2008 entre o TNSJ e o SESC, uma das principais entidades que apoiam a cultura no Brasil.

"O que nós pretendemos é reforçar ainda mais as relações com o Brasil", salientou o responsável, que esteve em São Paulo para acertar os detalhes da temporada brasileira da peça portuguesa.

"Sombras" tem estreia agendada para 18 de Novembro deste ano no TNSJ, apresentando-se depois em Lisboa (Teatro Municipal São Luiz), Viseu (Teatro Viriato), Guimarães (Centro Cultural de Vila Flor), Portimão (Teatro Municipal), Paris (Théâtre de La Ville), além de outras cidades portuguesas e estrangeiras.

No Brasil, o novo espectáculo de Ricardo Pais, "uma espécie de paisagem insólita, cheia de eventos inesperados, contrastantes por vezes", será apresentado também no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

"É um espectáculo heteróclito, decididamente contra os tiques dos espectáculos de 'fusão' ou de 'world music', mas tem no Fado o seu coração sofrido e no Fandango uma espécie de cavalgada eufórica", disse Santos.

"Retomamos, assim, num tom mais evocativo do que exactamente dramaturgo, alguns momentos dos grandes textos portugueses que visitamos nestes muitos anos, sublinhando a recorrência de alguns temas da chamada mitologia portuguesa, do seu pano de fundo lendário e da relação destes com alguns dos sinais mais recorrentes do Fado", sublinhou.

"Sombras" será o terceiro espectáculo apresentado no Brasil pelo TNSJ, no âmbito do protocolo de colaboração com o SESC, depois de "Turismo Infinito" (2009) e de "Madame" (2000).

Durante sua passagem pelo Brasil, Salvador Santos assistiu igualmente à estreia do espectáculo "Policarpo Quaresma", de Lima Barreto, com direcção de Antunes Filho, no SESC São Paulo.

A produção se apresentará no Porto, Lisboa e Guimarães, em Julho de 2011, também âmbito do protocolo entre o TNSJ e o SESC, que prevê a permuta regular de criações de artistas portugueses e brasileiros entre as duas entidades.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt