Escrever, gravar e fotografar no Media Lab
De colete vestido, os jovens de ambas as escolas assistiram a um vídeo sobre o percurso histórico do DN e do próprio país. Puderam partilhar e discutir as suas ideias num fórum de debate centrado nos pontos positivos e negativos das novas tecnologias e na evolução do jornalismo. Foram explorados alguns dos principais perigos presentes na internet: cyberbullying, identidades falsas e publicidade enganosa.
Os alunos de Lisboa participaram no workshop "Faz a tua 1.ª Página" e puderam escrever notícias de primeira página com temas variados. Já os alunos de Setúbal trabalharam três áreas diferentes do jornalismo: fotojornalismo, vídeo e editorias. O grupo que trabalhou em fotografia pôde sair do edifício do jornal e recolher imagens no exterior para, posteriormente, escolherem as melhores fotografias e organizarem-nas numa galeria. Os alunos que fizeram videocast redigiram as suas notícias para as poderem apresentar em vídeo. "Gostei de fazer o videocast, é uma experiência engraçada que nos desafia a ter à vontade em frente à câmara", disse a aluna Márcia Regalo, que se mostrou muito entusiasmada com a atividade. Por fim, os alunos que trabalharam em grupos editoriais nomearam os seus diretores e, em conjunto, construíram primeiras páginas de jornal.
"Quando for à redação, acho que vou encontrar muitas pessoas a trabalhar, a discutir as notícias de todo o mundo e a organizar a informação", comentou Rafael Moreira antes de subir ao 2.º andar para ver o local onde o jornal nasce. Foi precisamente aquela realidade que os alunos encontraram ao visitar a redação, onde puderam esclarecer as suas dúvidas e perceber como o mundo jornalístico funciona.
"Eu trabalho no ensino profissional, um sistema um pouco diferente que funciona por módulos. Um deles é justamente sobre os media e faz todo o sentido eles saírem do contexto de sala de aula e virem para o espaço real trabalhar o jornal e perceber como tudo isto funciona", explicou a professora de Português Cândida Jorge.