Encontrado corpo de jovem que estava desaparecido após desabamento de um prédio em Lisboa

Cinco pessoas ficaram feridas, uma das quais em estado grave. O corpo do jovem de 24 anos, Gastão Reis, músico da banda lisboeta Zarco, que estava desaparecido, foi encontrado durante a madrugada desta segunda-feira.
Publicado a
Atualizado a

O corpo do jovem de 24 anos que estava desaparecido após o desabamento de um prédio em Lisboa foi encontrado na madrugada desta segunda-feira, avançou a TVI24 e confirmou o DN junto de fonte dos Bombeiros Sapadores de Lisboa.

De acordo com os Sapadores de Lisboa, o corpo foi encontrado pelas 02.45 desta madrugada.

Segundo o jornal de música Blitz, o jovem é Gastão Reis, músico da banda lisboeta Zarco, que atuou na passada quinta-feira no festival SBSR.FM-Em Sintonia, na Altice Arena, em Lisboa, enquanto integrante do Conjunto Cuca Monga, constituído por músicos pertencentes à editora criada pelos Capitão Fausto, banda próxima dos Zarco. O ferido grave é o seu pai, com cerca de 60 anos.

O comandante dos Bombeiros Sapadores, Tiago Lopes, explicou que o trabalho para encontrar o jovem desaparecido foi "muito meticuloso", obrigando à retirada dos escombros iniciais a partir da frente do edifício, limpando os detritos e retirando as peças suspensas em condições para que os bombeiros pudessem escavar em segurança e para que os cães pisteiros pudessem ir entrando.

O edifício desabou após uma explosão. Cinco pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave.

Tiveram de ser retiradas 47 pessoas dos edifícios contíguos, das quais 34 regressaram a casa enquanto 13 encontraram "condições" onde pernoitar.

Num balanço feito nesta manhã no local, o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa disse que o corpo do jovem que estava desaparecido foi encontrado nas traseiras do edifício.

Carlos Castro afirmou que não há perigo de derrocada dos edifícios contíguos, mas "por precaução" vai haver nova vistoria. "Importa saber se teve impacto no edificado adjacente". O vereador referiu que os trabalhos de limpeza da via também vão ser realizados de modo a que a circulação na via possa ser reaberta, até porque nesta rua está localizado o Hospital de Santa Marta.

O vereador da Proteção Civil disse, no domingo, que os trabalhos de busca pelo jovem desaparecido após a explosão, incêndio e derrocada do prédio n.º 41 da Rua de Santa Marta, na freguesia de Santo António iriam continuar "noite dentro". Carlos Castro admitia que se tratava de uma "uma contagem contra o tempo" para encontrá-lo vivo.

"Continua a verificar-se que falta uma pessoa e, enquanto não a encontrarmos, não vamos sair daqui", afirmou o vereador num balanço aos jornalistas, pelas 20.00 de domingo.

Passadas 12 horas desde a explosão, incêndio e derrocada do prédio n.º 41 da Rua de Santa Marta, na freguesia de Santo António, em Lisboa, Carlos Castro disse que todas as intervenções obrigavam "a grande precaução".

"O que estamos a fazer é a retirar os escombros e continuar agora a fazer um trabalho muito mais minucioso de continuar à procura, ver se está alguém no edificado ou não", indicou o vereador da Proteção Civil, acrescentando que a indicação é que o jovem desaparecido, um homem de 24 anos, "estava dentro do edifício".

Sobre a retirada de 47 pessoas dos edifícios contíguos, o autarca informou que, após duas vistorias feitas durante a tarde de ontem, 34 regressaram a casa, inclusive as que estavam hospedadas num hostel, e as restantes 13 pessoas encontraram, pelos próprios meios, onde vão pernoitar, ressalvando que "o serviço municipal de proteção civil continua a acompanhar essas pessoas".

O alerta para a explosão, seguida de incêndio, de um prédio de habitação na Rua de Santa Marta, foi dado às 07.48 de domingo, segundo os bombeiros.

Segundo o vereador Carlos Castro, a explosão poderá ter sido originada por uma explosão de gás.

A parte da frente do edifício ruiu e várias projeções atingiram o Hospital de Santa Marta, adiantou.

A explosão atingiu também viaturas estacionadas naquela rua, que se encontra cortada ao trânsito.

Atualizado às 09.21

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt