A APECOM juntamente com a Informa D & B recolheram os dados necessários para conseguir um perfil das empresas que fazem parte do setor. Os dados recolhidos dizem respeito a 2020 e o estudo incide sobre 117 empresas entre os 6 e os 19 anos e uma idade média de 14 anos..O setor das relações públicas e comunicação registou um crescimento entre 2017 e 2019, transversal aos principais indicadores financeiros analisados, com variações na ordem dos 20%, em volume de negócios e 17,8% em número de empregados. Em 2020, o setor apresentou uma quebra em relação ao de 2019. O indicador exportações foi o único nesse ano com uma variação positiva, devido ao esforço e à procura de novos mercados num panorama internacional..Em 2020, as empresas que compõem o setor representam um volume de negócios de 85,7 M euros. Mais de metade tem negócios com o exterior no valor de 11,1 M euros e apresentam um resultado líquido de 3,1 M euros. As empresas têm 1.117 colaboradores, representando as suas remunerações sensivelmente 25% do volume de negócios, inferindo-se, daqui, uma remuneração média anual de 19.337 euros..O volume médio de negócios é de 732 mil euros e o número médio de empregados 9,5, de onde se pode concluir que este é um setor cujo principal foco de maior investimento são as pessoas. As empresas representam 46% do volume de negócios do setor e são responsáveis por 37% do número de colaboradores..Cerca de 75% das empresas concentram-se em Lisboa. Apenas 22% das empresas são familiares e predominam as mulheres com 68%, nos cargos de liderança e gestão. Ainda que a pandemia tenha tido efeitos negativos nos indicadores volume de negócios em -9,6% e resultados líquidos em -40%, a quebra em termos de colaboradores ficou abaixo desta variação em -2,5%, o que revela que ainda assim se procurou minimizar os impactos em termos de recursos humanos..O ano de 2020, foi marcado por uma quebra para as empresas do em muitos dos indicadores económico-financeiros analisados, mas ainda assim, o setor continua ativo na procura de mercado alternativos e está focado na qualidade dos serviços prestados.