Ecos da República Democrática Alemã na Monstra online

Entre curtas e longas-metragens, a Monstra - Festival de Animação de Lisboa disponibiliza parte do seu programa dos 20 anos na plataforma Filmin, até 4 de abril. <em>Fritzi - A História de Uma Revolução</em> é um dos principais destaques.
Publicado a
Atualizado a

De um lado havia Coca-Cola, do outro, as liberdades estavam limitadas. O primeiro era a Alemanha Ocidental, capitalista, o segundo, a parte oriental denominada República Democrática Alemã, sob influência soviética, que impunha rígida disciplina socialista. A dividir os dois blocos havia um sistema de fronteiras fortemente vigiadas, como extensão interna do Muro de Berlim: eis a configuração do território germânico pós-Segunda Guerra Mundial. Uma divisão física e ideológica sobre a qual os adolescentes aprendem uns conceitos na escola, é certo, mas poucos conseguirão imaginar, pelas palavras e ilustrações de um manual, o que foi viver naquele contexto político. É sobre o que se passava num desses lados - Alemanha de Leste-, em 1989, que trata a animação Fritzi - A História de Uma Revolução, de Ralf Kukula e Matthias Bruhn, longa-metragem disponível no programa "20 Anos Monstra", a partir de hoje na Filmin. Um filme que pode valer por um par de aulas.

Fritzi é uma menina de 12 anos que vive em Leipzig. Quando a sua melhor amiga, Sophie, vai de férias com a mãe para a Hungria, ela fica responsável pelo seu cãozinho Sputnik, supostamente durante apenas duas semanas. Ao fim desse tempo, começa a estranhar o regresso adiado da amiga... O que retém Sophie? E como lhe fazer chegar, pelo menos, o animal de estimação? Este simples motivo desencadeia na protagonista a descoberta da realidade política que a rodeia, através de vários sinais: a intolerância da escola, onde se proclama que aquele é "o melhor lado da Alemanha", o impedimento de se sair do país, a perseguição da Stasi, uma reunião popular numa igreja em que se apela à não-violência e os consequentes protestos em massa que viriam a impulsionar a queda da República Democrática Alemã (as chamadas "manifestações das segundas-feiras", que tiveram início em Leipzig e depois se espalharam por outras cidades do bloco oriental).

YouTubeyoutubeamq2GqYToms

Excelente proposta para pais e filhos, Fritzi - A História de Uma Revolução faz um retrato de todo este clima social pelo registo da animação de traço clássico, arredondado e pouco sombrio. E é justamente por essa linguagem do desenho mais infantojuvenil que as subtilezas do ambiente e da conjuntura histórica se tornam percetíveis ao espectador de qualquer idade, sem nunca infantilizar o ângulo. O filme de Ralf Kukula e Matthias Bruhn não só consegue transmitir a beleza e emoção realista de se estar no meio de uma multidão pacífica que grita "Nós somos o povo!", como, involuntariamente, provoca um regozijo especial ao mostrar a quantidade de carros que se dirigiram para a fronteira quando foi anunciada a sua abertura: um eco bonito e simbólico do nosso próprio desconfinamento (gradual) por estes dias.

Para além desta longa-metragem que mistura aventura, amizade e memória europeia, o programa que a Monstra disponibiliza online contém quatro sessões de curtas-metragens, com as 20 melhores da história do festival, uma sessão de animação documental em parceria com o festival alemão DokLeipzig, uma retrospetiva com filmes de José Miguel Ribeiro (realizador de A Suspeita), e uma homenagem à Agência Portuguesa de Curta-Metragem cujo 20.º aniversário coincide com o da Monstra. Já a antecipar a edição presencial de 2021, haverá várias estreias num trio de sessões da competição internacional, que inclui a Monstrinha - animação para meninos e meninas do pré-escolar. Cinema que abre o apetite para um dos mais criativos festivais lisboetas, com o melhor do que se faz por cá e lá fora na arte do desenho animado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt