Comité de candidatura sediado em Madrid
O comité único da candidatura de Portugal e Espanha ao Campeonato do Mundo de futebol de 2018 ou 2022 vai ficar sediado em Madrid mas terá paridade em número de elementos dos dois países e "não será presidido por um espanhol".
Na reunião entre os presidentes das federações espanhola e portuguesa, Angel María Villar e Gilberto Madaíl, respectivamente, realizada em Las Rozas (Madrid), ficou decidido que o comité será formado por igual número de portugueses e espanhóis, segundo uma fonte revelou à agência Lusa.
"Para efeitos formais, o comité ficará sediado em Espanha, mas haverá também uma estrutura em Portugal. Esta orgânica terá de ser uma das primeiras coisas a ficar definida, mas é um processo que ainda depende da aceitação das pessoas e da coordenação de esforços", adiantou a mesma fonte.
As federações vão encomendar um estudo a duas universidades, uma portuguesa e outra espanhola, para avaliar o impacto desportivo, cultural, social, político, financeiro e económico deste projecto ibérico, assim como as suas vantagens em relação aos outros concorrentes.
Entretanto, o presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, voltou ontem a manifestar-se reticente quanto a organizações conjuntas de Mundiais, como a de Portugal e de Espanha, e elogiou a candidatura inglesa para 2018/2022.
"Para o Mundial 2002 (Coreia do Sul/Japão), tivemos de dividir por razões políticas, mas não foi um Mundial em dois países. Foram dois Mundiais, com o dobro das despesas e as mesmas receitas", disse ontem Blatter antes do Manchester United-Inter de Milão.|